Kouchner anula encontro <br>com Dalai-lama

O ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Bernard Kouchner, decidiu cancelar o encontro que tinha anunciado para ontem, dia 20, com o religioso tibetano dalai-lama. Numa entrevista publicada, dia 17, no Le Journal du Dimanche, Kouchner alega indisponibilidade de agenda devido à crise georgiana: «No dia 20 não poderei», declarou o ministro, acrescentando que se tratava de «uma visita privada, sem fanfarra nem trombetas».
A oposição socialista criticou «esta valsa de dúvidas irresponsável» sobre a questão do Tibete por parte do Governo e do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que na semana passada recusou igualmente avistar-se com o dalai na sequência de pressões da China.
Entretanto, já na segunda-feira, o ministro fez saber que acompanhará a primeira dama gaulesa, Carla Bruni, na inauguração de um templo religioso em Roqueredonde, no sul da França, prevista para amanhã, sexta-feira, com a presença do dalai.


Mais artigos de: Breves Europa

Liechtenstein promete<br>cooperar

O chefe de estado do Liechtenstein, príncipe Alois, prometeu, dia 15, levantar parcialmente o segredo bancário que protege os capitais depositados neste paraíso fiscal situado entre a Áustria e a Suíça, mostrando-se disposto a «estreitar a cooperação com em questões fiscais».Pressionado por vários governos europeus, em...

Condenado adolescente <br>«terrorista»

Um Tribunal de Londres declarou culpados, segunda-feira, três indivíduos de vários crimes de terrorismo, entre eles um adolescente que foi considerado o «terrorista» mais jovem detido e julgado no Reino Unido.Hammaad Munshi, de 18 anos, oriundo de Dewsbury (norte da Inglaterra), tinha 16 anos quando foi detido pela...