
- Nº 1815 (2008/09/11)
Vai um jogo de matraquilhos...
Festa do Avante!
Foi uma das novidades na edição deste ano e a sua taxa de ocupação no sábado e domingo, com níveis na ordem dos 100 por cento, diz bem do seu sucesso. Falamos dos célebres matraquilhos, esse popular jogo em cafés ou colectividades que é paixão de muita gente. E foram muitos, de todas as idades, os que posicionando-se do lado do campo onde se perfilavam os bonecos com as cores do seu clube que disputaram acesas partidas nas cinco mesas instaladas pela Associação de Matraquilhos do Distrito de Setúbal, entidade que aceitou com entusiasmo o convite lançado pela «Comissão de Desporto» para estar presente na Festa e organizar o torneio de matraquilhos.
Constituída há apenas dois meses, com sede na Aroeira (Almada), a Associação está determinada em incrementar torneios e campeonatos a partir da vasta rede de mesas de matraquilhos existente em cafés e sociedades recreativas de todos os concelhos da Margem Sul. Essa é a grande aposta da Associação de Setúbal, que integra a Federação Portuguesa de Matraquilhos, como nos conta José Duarte, seu impulsionador e principal responsável.
Visivelmente satisfeito com esta participação na Festa do Avante!, que considerou um êxito, superando as melhores expectativas, sublinha que no horizonte imediato da sua Associação, integrada por 15 clubes (espaços onde se joga matraquilhos de competição), está o objectivo de elevar o nível competitivo, aproximando-o dos patamares hoje existentes noutras regiões do País, especialmente no Norte (Braga e Porto) e no distrito de Faro.