- Nº 1815 (2008/09/11)
Jogos da malha

No convívio é que está o ganho

Festa do Avante!

Quem percorresse o Espaço Desporto facilmente constataria o interesse que despertam os jogos da malha (pequena, grande e corrida) e o elevado número de praticantes que estas modalidades de cunho genuinamente popular mobilizam.
A curiosidade é muita e há sempre visitantes que se juntam em torno dos perímetros de jogo para observar a perícia de jogadores experimentados por muitas horas de lançamento da malha.
A disputa entre si é grande – é suposto que ninguém gosta de perder -, trocam remoques e piadas, algumas mais maliciosas, mas cedo se constata que muito provavelmente para a maioria deles nem é o ganhar o mais importante. Valorizado é sobretudo o participar. É aí, no convívio, no sentimento de partilha, que está afinal o sentido e a razão do jogo que os mobiliza e atrai. «Tão importante como vencer é a participação e o convívio», confessa Joaquim Ganhão, presidente do conselho técnico de chinquilho da União Desportiva e Cultural Banheirense, colectividade que viu a sua equipa conquistar o primeiro lugar do campeonato que teve as suas duas derradeiras jornadas no passado fim-de-semana, na Atalaia.
Para aquele amante da modalidade, que não dispensa um bom jogo, a malha é assim um excelente pretexto para «conviver, brincar e beber uns copos», que «acaba por ser também uma forma de exercício físico», reunindo diariamente a «malta que está de folga e os reformados».
A decorrer desde o final de Maio, o campeonato contou com oito equipas (de seis jogadores) do distrito de Setúbal, numa organização este ano sob a égide de uma comissão da qual faziam parte, além da UDC Banheirense (Baixa da Banheira), a Pluricoop, a Associação de Amizade Arroteense (ambas de Alhos Vedros) e a colectividade «À Vontade do Povo» (Moita).

Adesão e entusiasmo

A mesma concentração, jeito, mão certa e muito treino necessários ao chinquilho são também os atributos que importa ter para jogar a «malha grande» e a «malha corrida», variantes que suscitam igual grau de adesão e entusiasmo nos seus praticantes, como voltou a ser possível constatar no decurso da Festa.
Na malha corrida, no torneio individual, com a presença de 22 elementos, sagrou-se vencedor Francisco Inácio, enquanto que no torneio por equipas a conquista do primeiro lugar pertenceu à formação «Os Três Duques».
Na malha grande, cujo torneio contou com a colaboração do CDR Algeruz (Palmela), com a participação de 69 elementos, a equipa vencedora foi «Os Amigos de Setúbal».