- Nº 1830 (2008/12/24)

Declarações insólitas

Breves Nacional

O Governo, através do seu secretário de Estado do Comércio, perspectivou, numa peça emitida na RTP1, o lançamento do novo MODCOM (Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio), de 2009, em 20 milhões de euros, tendo como base o «pretenso êxito» que se têm verificado nas candidaturas do ano em curso.
Em nota de imprensa, a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) considerou tais declarações, no mínimo, insólitas.
«Num universo de cerca de 95 mil empresas a laborar no sector do comércio, o MODCOM apenas “calhou” a 2611 empresas», informa a confederação, sublinhando que o programa do Governo «foi manifestamente insuficiente, não traduzindo em nada qualquer tipo de desenvolvimento generalizado do sector, uma vez que a proliferação das grandes superfícies e dos mega-centros comerciais continua em alta, esvaziando os centros urbanos dos consumidores que as micro, pequenas e médias empresas necessitam à sua sobrevivência».
O membro do Executivo PS referiu ainda que o sector não estaria em crise, quando a situação é precisamente a contrária há, pelo menos, seis anos. «A CPPME tinha a noção de que este fundo poucas “novidades positivas” traria ao sector, uma vez que os valores estabelecidos para fundo perdido não iam além dos 35 a 40 por cento da totalidade de um determinado projecto de investimento», lamenta a confederação.