Soeiro Pereira Gomes nasceu há cem anos

Militante da luta e da escrita

Gustavo Carneiro
Assinalou-se anteontem o centenário do nascimento de Soeiro Pereira Gomes, militante e dirigente comunista e talentoso escritor, pioneiro do neo-realismo em Portugal, duas facetas inseparáveis da sua personalidade. A sua vida e a sua obra foram demasiado curtas, interrompidas pela morte prematura, aos 40 anos, provocada pela doença e pela falta de assistência médica, devido à sua condição de funcionário clandestino do Partido. O seu percurso de vida e a obra que deixou escrita testemunham um firme compromisso com os explorados e oprimidos e com a sua luta e ajudam-nos, ainda hoje, a enfrentar a dureza dos combates que diariamente travamos pela democracia e pelo socialismo.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Em Foco

Romances, contos e crónicas

O Capataz, 1935. Enviado, para eventual publicação, ao jornal O Diabo, é censurado. Crónicas, em 1939 e 1940. O Diabo publica As crianças da minha rua, O meu vizinho do lado e Companheiros de um dia. Pesadelo, 1940. O Pàstiure. 1940. Publicado na edição de 26 de Outubro de O Diabo.Esteiros, 1941. Publicado pela Sirius, a...

O exemplo da «Praça de Jorna»

Para além dos notáveis romances e contos que escreveu, Soeiro Pereira Gomes produziu também textos políticos, em forma de cartas, folhetos ou artigos.

Comunista dedicado e artista talentoso

No dia 7 de Dezembro de 1999, realizou-se em Alhandra uma sessão evocativa de Soeiro Pereira Gomes. Assinalava-se então os 50 anos da sua morte. Na ocasião, vários militantes comunistas daquela localidade contaram episódios passados envolvendo Soeiro Pereira Gomes, entre os quais se encontrava Álvaro Cunhal. Esta foi, aliás, uma das últimas iniciativas partidárias em que participou. Publicamos em seguida a intervenção proferida pelo histórico dirigente comunista:

Valorizar um percurso exemplar

O PCP está a assinalar o centenário do nascimento de Soeiro Pereira com um conjunto de iniciativas que têm como objectivo dar a conhecer e valorizar o seu percurso de militante e dirigente comunista e a sua obra literária ímpar.