- Nº 1851 (2009/05/21)
Póvoa de Varzim

Desenvolver a economia

Nacional

Jorge Machado, deputado na Assembleia da República, vai ser o candidato da CDU à presidência da Câmara da Póvoa de Varzim. No que respeita à Assembleia Municipal, o primeiro candidato é José Rui Ferreira.
Na apresentação dos candidatos, que se realizou na passada semana, José Reina, independente, advogado e figura muito prestigiada no concelho, realçou a «importância da unidade e do seu reforço para a definição de outras políticas, quer a nível nacional, quer local», tendo salientado que a CDU «é esse espaço de unidade». Referiu ainda que os candidatos apresentados pela CDU apresentam «as melhores condições para a adopção de novas políticas municipais, pelas capacidades já demonstradas na defesa dos interesses do concelho e da sua população».
Por seu lado, José Rui Ferreira fez um breve balanço da sua participação na Assembleia Municipal e da sua postura, e da CDU, de crítica mas também de proposta. Salientou, de igual forma, que «a gestão municipal tem priviligiado o betão em detrimento da intervenção na área social, designadamente na educação, em particular no ensino pré-escolar, assim como no que se refere à terceira idade».
Jorge Machado, cabeça de lista à Câmara Municipal, fez uma caracterização profunda da situação que o concelho vive em termos económicos e sociais, caracterizada pela destruição do seu aparelho produtivo, sejam a agricultura e as pescas ou as indústrias transformadoras, e, também, pelos crescentes problemas sociais entre os quais avulta o aumento «galopante» do desemprego.
Para combater esta situação, até porque o modelo de gestão adoptado pelos sucessivos executivos municipais se encontra esgotado, o deputado apresentou os primeiros eixos do programa da CDU, que passam pela «democracia participativa», pela «educação», pela «acção social» e pelo «desenvolvimento económico».
Depois de várias intervenções por parte dos assistentes, que manifestaram o seu apoio à CDU, o encontro foi encerrado por Rogério Reis, do Comité Central e candidato ao Parlamento Europeu, que recordou «a evolução do País após a Revolução de Abril».