
- Nº 1852 (2009/05/28)
Covilhã
Breves Nacional
Jorge Fael e Victor Reis Silva são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal da Covilhã. «Como sabem, já em Junho vamos ser chamados às urnas para eleger deputados ao Parlamento Europeu. A importância destas eleições não pode ser ignorada. Para grandes males grandes remédios. É preciso dar força à CDU», afirmou, no passado dia 18, Jorge Fael, na apresentação da sua candidatura.
Seguir-se-ão as eleições legislativas e, depois, as autárquicas. «Hoje damos um passo importante na preparação dessa batalha [as eleições autárquicas], que será dura e difícil e que daqui em diante exigirá mais esforço e empenhamento», acentuou o candidato.
Sobre o actual executivo, do PSD, Jorge Fael lembrou que este tem agravado os reais problemas da cidade e dos covilhanenses, tendo dado, como exemplo, a privatização da água.
«E a verdade é que sem ignorar a responsabilidade do Poder Central pela criação de taxas que vieram a agravar o tarifário, como a taxa de controlo da qualidade da água, a taxa dos recursos hídricos – sobre a qual o PCP já entregou um projecto de resolução na Assembleia da República exigindo a sua suspensão – ou da taxa de gestão dos resíduos sólidos urbanos, a realidade é que o aumento dos preços da água na Covilhã, que penaliza gravemente as populações e em particular os pequenos e médios comerciantes e empresários, é uma consequência directa da privatização», frisou, alertando, de igual forma, para a «privatização de grande parte do sector da recolha de resíduos e limpeza urbana» e para a «concessão dos transportes públicos urbanos».
O candidato à autarquia falou ainda da fraca execução de obras inscritas nos Planos e Orçamento da Câmara e do fracasso da reabilitação urbana e degradação dos centros históricos.