- Nº 1852 (2009/05/28)
Lagos

«A CDU faz falta na Câmara»

Nacional

Largas dezenas de pessoas participaram, sábado, 16, na Biblioteca Municipal de Lagos, na sessão pública de apresentação dos cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Lagos, Maria Brites Nunes e José Manuel Freire de Oliveira, respectivamente, e às assembleias de freguesia de São Sebastião, Mário da Cunha Bravo, e Santa Maria, Aníbal Batista. Na iniciativa este ainda presente Rui Fernandes, membro da Comissão Política do PCP e responsável pela Organização Regional do Algarve.
As candidaturas da CDU em Lagos são, antes de mais, «um imperativo de consciência» porque «a CDU tem em termos europeus, nacionais e locais alternativas e propostas que configuram uma vida melhor para os povos da Europa, para os portugueses e para os lacobrigenses», disse a cabeça de lista à Câmara de Lagos durante a sua intervenção.
Numa região e num concelho onde o desemprego, a precariedade laboral, os baixos salários e as discrepâncias sociais são marcantes, é preciso romper com a monocultura do turismo, considerou Maria Brites Nunes. Torna-se urgente redinamizar a ligação de Lagos ao mar, quer através da aposta nas actividades tradicionais relacionadas com a pesca, quer por via da investigação científica e técnica, do lazer e do desporto náutico. Necessidade que se estende ainda à valorização do desenvolvimento agrícola e do mundo rural, do turismo de natureza e cultural, da valorização do património histórico, da cultura e das tradições locais nas suas várias expressões.
«As pessoas abordam-nos não raras vezes, para falar das suas preocupações, dos seus anseios e desabafam - “a CDU faz falta na Câmara”. Nós concordamos e por isso repetimos: sempre chegamos onde somos esperados», concluiu a primeira candidata da CDU.