- Nº 1853 (2009/06/4)
Jerónimo de Sousa e João Ferreira no distrito de Braga

Cresce a confiança na CDU

Nacional

Depois de Ilda Figueiredo, quinta-feira, 28, foi a vez do secretário-geral do PCP visitar o distrito de Braga, sábado, 30, para iniciativas de contacto com a população.
A jornada começou em Barcelos com um almoço no restaurante «Muralhas». Na ocasião, Jerónimo de Sousa exortou os presentes para, no dia 7, «votarem em quem mais trabalha no Parlamento Europeu». Reforçando que a CDU foi a única força que fez o balanço dos cinco anos de mandato no PE, Jerónimo de Sousa valorizou igualmente o facto da cabeça de lista da CDU ter rejeitado auferir o salário de eurodeputado, numa clara demonstração de que quem está na CDU não age em benefício próprio.
Em Braga, o secretário-geral foi recebido por mais de duas centenas de pessoas em ambiente de festa no Campo das Carvalheiras. Em pleno coração da cidade e acompanhado por João Ferreira, candidato da CDU ao PE, e por Agostinho Lopes, deputado do PCP na AR, Jerónimo de Sousa afirmou a necessidade da ruptura com o passado e da aposta na mudança, escolhendo a CDU no próximo domingo. Jerónimo de Sousa considerou inaceitável que, a uma semana das eleições, PS e PSD se estejam a perder em questões laterais para escamotear que a ausência de diferenças entre si, levantando polémicas que em nada ajudam ao objectivo central das eleições europeias. «PS e PSD, sozinhos ou juntos, têm demonstrado que não são solução para os problemas», disse. Prova disso mesmo, frisou, é o facto de ambos terem votado da mesma forma em 93 por cento das propostas no último mandato no PE.
O dirigente comunista alertou também para a concordância do «bloco central» em matérias tão essenciais como a Saúde, denunciando a tentativa destes dois partidos em aprovarem uma directiva que visa destruir o Serviço Nacional de Saúde.
Mais tarde, em Vila Nova de Famalicão, Jerónimo de Sousa e João Ferreira jantaram, no restaurante «Eugénios», com cerca de uma centena de apoiantes da CDU, os quais deram mostras do grande entusiasmo e convicção em torno das ideias apresentadas, e reiteraram uma enorme confiança num bom resultado eleitoral, cientes de que é fundamental levar a luta até ao voto.