- Nº 1853 (2009/06/4)

«Ensino Superior: que futuro com Bolonha?»

Nacional

João Ferreira, candidato da CDU ao Parlamento Europeu, participou, dia 20 de Maio, na Faculdade de Ciências de Lisboa, num painel dedicado ao tema «Ensino Superior: que futuro com Bolonha?», juntamente com os professores Manuel Gusmão, Eduardo Chitas, Leonor Mota Soares e o investigador Frederico Carvalho.
O debate, organizado pelo Sector Intelectual de Lisboa do PCP, contou com a participação animada de vários estudantes, professores e outras individualidades.
No decurso do debate, João Ferreira desmistificou o Tratado de Bolonha, sublinhando que muitos dos seus conceitos chaves (mobilidade, harmonização de créditos e forma de aprendizagem) eram já possíveis antes de Bolonha, tendo este Tratado imposto estes processos e assim limitado a autonomia universitária.
Em vez de uma mudança de paradigma pedagógico, acrescentou o candidato, Bolonha veio reforçar processos de privatização do ensino e de abdicação da soberania nacional ao nível do ensino superior, que aprofundam a operacionalização do mercado deste ensino.

A luta e a juventude

No dia anterior, a Juventude CDU realizou um debate na Universidade de Aveiro subordinado ao tema «A Luta da Juventude e a União Europeia», que contou com a presença de dezenas de jovens e que serviu para afirmar o projecto e as propostas da CDU ao Parlamento Europeu. Esta iniciativa contou com a intervenção de Carina Castro, candidata da CDU, que alertou para as graves consequências do sub-financiamento do ensino superior.