- Nº 1860 (2009/07/23)

Porto

Breves Nacional

Honório Novo, deputado do PCP na Assembleia da República, manifestou-se, no sábado, no Porto, contra a anunciada dispersão em bolsa do capital da Águas de Portugal, pelos eventuais efeitos no aumento das tarifas praticadas aos consumidores. «Já está anunciado que a partir de 2009 vai haver dispersão em bolsa da Águas de Portugal. Já sabemos o que isto é», denunciou, salientando que «não era obrigatório que a transposição da directiva europeia sobre a água tivesse de ser feita com privatização».
Em conferência de imprensa, Ilda Figueiredo, deputada no Parlamento Europeu, realçou que a CDU votou contra as directivas europeias da água e da liberalização dos serviços, porque visam «facilitar a vida aos países que queiram privatizar sectores e serviços essenciais».
Por seu lado, Rui Sá, vereador da CDU, enalteceu o facto de o município do Porto ter ficado de fora do novo sistema multimunicipal de saneamento da região do Porto, criado quinta-feira por decisão do Conselho de Ministros. Salientou ainda que a CDU defende sistemas intermunicipais e não multimunicipais de gestão das redes de água e saneamento, porque nos primeiros as autarquias são maioritárias e nos segundos é o Governo que manda.
Cristina Nogueira, candidata da CDU à Câmara de Gondomar, considerou «absolutamente exorbitantes» as tarifas praticadas pela Águas de Gondomar e lamentou que as margens do concelho banhadas pelo Douro estejam «completamente esquecidas e abandonadas».