
- Nº 1871 (2009/10/8)
Santarém
Câmara retira propaganda CDU
Nacional
A CDU formalizou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições contra a retirada de propaganda política pela Câmara de Santarém. Tudo se passou na manhã de 29 de Setembro quando funcionários da autarquia, deslocando-se em viatura igualmente identificada como pertencente ao município presidido por Moita Flores, removeram várias estruturas de suporte e cartazes de dimensão MUPI com propaganda eleitoral da CDU.
Os factos, segundo nota de imprensa da Coligação, ocorreram no momento em que decorriam preparativos para uma acção de campanha do PSD. À pergunta sobre os motivos da retirada de propaganda política, foi respondido estarem a executar ordens superiores.
A CDU assegura que «pelo menos duas das cinco estruturas» instaladas no Largo Cândido dos Reis tinham afixada propaganda com fotografias de candidatos seus à câmara municipal, o que invalida o argumento de retirada da propaganda «fora de prazo» (relativa às legislativas). Segundo a coordenadora da CDU, painéis de outras forças políticas relativos às legislativas existentes no mesmo local não foram retirados. Na queixa à CNE, a CDU denuncia ainda a retirada de outras estruturas de propaganda do PCP que estavam instaladas junto ao Jardim da República.