
- Nº 1879 (2009/12/3)
Solidariedade com Aminetu Haidar
Breves Assembleia
O Parlamento aprovou na passada semana um voto de solidariedade proposto pelo PCP para com a activista pela independência do Saara Ocidental Aminetu Haidar Abstiveram-se PS, PSD e CDS-PP.
«A Assembleia da República manifesta a sua solidariedade com a activista dos direitos humanos sarauís, Aminetu Haidar e pugna pelo cumprimento dos direitos humanos e das resoluções aprovadas pelas Nações Unidas», lê-se no texto, onde se recorda ainda que a activista, detentora do «Prémio da Coragem Civil 2009», «foi obrigada a embarcar num avião para Lanzarote», após lhe terem sido apreendidos todos os documentos pelas autoridades marroquinas».
Alertando para a situação de «grande fragilidade física» de Aminetu, em resultado da greve de fome iniciada dia 14, o voto considera que a situação da activista representa «uma grave violação dos direitos humanos, da liberdade de opinião e expressão e de desrespeito pelo direito internacional».
Um voto de pesar pela morte do encenador Mário Barradas, militante comunista falecido aos 78 anos, foi igualmente aprovado pela Assembleia da República.