
- Nº 1879 (2009/12/3)
Ligações à Madeira
Breves Assembleia
O Parlamento aprovou na semana transacta diplomas da Assembleia Legislativa da Madeira para criar um subsídio para as viagens dos residentes e estudantes madeirenses.
A iniciativa foi viabilizada ao arrepio da vontade do PS, que votou contra, obtendo os votos favoráveis do PSD e CDS/PP, enquanto PCP, PEV e BE optaram pela abstenção.
Esta iniciativa cria um subsídio social de mobilidade de 50 por cento do preço dos bilhetes aéreos para residentes e de 65 por cento para estudantes madeirenses, visando facilitar as deslocações entre o arquipélago e o Continente. A medida surge na sequência da liberalização do transporte aéreo, que veio introduzir um forte agravamento e variabilidade nas tarifas.
Para o PCP, conforme assinalou o deputado Bruno Dias, «a opção mais justa teria sido retomar o serviço público» nestas ligações. É que a liberalização contra a qual os comunistas se manifestaram desde a primeira hora foi «iníqua e perversa», lembrou, tendo aberto caminho em muitos casos a «tarifas insuportáveis».