- Nº 1890 (2010/02/18)

Ressurgimento da «Terra»

Breves Nacional

A Câmara de Santiago do Cacém cedeu, a título gratuito, o edifício que em tempos acolheu os alunos da Escola Primária da Cova do Gato, na Freguesia de Abela, à Associação Centro da Terra, que se dedica ao estudo da construção e arquitectura em terra. «Já há algum tempo que estávamos à procura de um espaço que pudesse congregar todos os trabalhos e pesquisas. Esta escola fica num local, aqui no Baixo Alentejo, central relativamente a uma vasta região que tem património construído em terra», salientou, na semana passada, Teresa Beirão, presidente da associação, recordando que a «terra» era utilizada na construção até aos anos 50 do século passado e que agora «estar a haver novamente um ressurgimento destas técnicas».
Preferindo manter o património, a Câmara de Santiago tem vindo a ceder vários destes edifícios, a associações de caçadores, escuteiros e artesãos, estando inclusivamente um cedido à GNR de Cercal do Alentejo, onde ficará o novo posto, após as obras de adaptação.
Nestas situações, não há pagamento de renda, sendo a «moeda de troca» a responsabilidade assumida pelas instituições de assegurar a manutenção e a reabilitação dos próprios edifícios.