
A Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) esteve presente no III Encontro Intercultural de Saberes e Sabores, realizado no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios, Seixal.
No stand da Associação, esteve patente uma exposição comemorativa dos 50 anos da revolução cubana e foram projectadas imagens da campanha de recolha de alimentos, lançada em Portugal em 2008, com o objectivo de auxiliar o povo cubano a fazer face aos efeitos catastróficos dos furacões Ike e Gustav pela ilha.
Os visitantes do espaço da AAPC puderam ainda subscrever um postal destinado ao presidente norte-americano, Barack Obama, exigindo o fim do bloqueio contra Cuba e pela libertação dos Cinco patriotas cubanos presos injustamente há 12 anos nos EUA.
Durante o III Encontro Intercultural, realizou-se ainda uma noite cubana, que abriu a iniciativ
Já se encontra nos escaparates livreiros o novo livro do romancista, poeta e cronista Joaquim Lagoeiro. «Erótica & Satírica – Sonetos de Amor e de Escárnio» reúne cerca de 80 poemas do autor.
Lagoeiro tem uma vasta obra publicada desde 1947, dos quais se contam 16 romances, 5 contos e novelas, 2 contos infantis, 2 crónicas linguísticas e 3 livros de poesia.
O romance «Myra» valeu à escritora portuguesa Maria Velho da Costa o Prémio Literário Casino da Póvoa, que nos anos par agracia obras em prosa, e nos anos ímpar distingue obras poéticas. O anúncio foi feito na abertura das Correntes d’Escritas, iniciativa que reuniu na Póvoa de Varzim cerca de 65 escritores.
A obra de Maria Velho da Costa foi seleccionada pelo júri - composto por Carlos Vaz Marques, Dulce Maria Cardoso, Fernando Martinho, Patrícia Reis e Vergílio Alberto Vieira - de entre um total de 160 livros de autores de língua portuguesa, castelhana e hispânica.
Na ocasião, a organização revelou ainda os vencedores do Prémio Literário Correntes d’Escritas /Papelaria Lotus, galardão ao qual concorreram 72 contos de jovens entre os 15 e os 18 anos de países de expressão portuguesa. «História do velho entristecido com a vida», de Miguel Rocha Pinto, foi o vencedor.
Já no Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas /Porto Editora, atribuído a escolas e alunos do 4.º ano do ensino básico, o vencedor foi «A Casa Misteriosa», dos alunos da Escola de São João de Deus, de Estarreja.
A destruição de postos de trabalho em Portugal registou um novo aumento no primeiro mês deste ano. Segundo os dados do Eurostat, o nosso país tem já a sexta taxa de desemprego mais elevada dos 27 estados-membro da UE.
Em Novembro e Dezembro de 2009, a taxa em todo o território nacional era de 10,3 por cento. Agora, a cifra cresceu 0,2 por cento para os 10,5 por cento. Face ao mesmo período do ano passado, a taxa escalou 2 pontos percentuais, diz o gabinete estatístico da UE.
Quanto ao conjunto dos países da UE, o Eurostat revela que o desemprego se manteve nos 9,9 por cento pelo terceiro mês consecutivo nos países aderentes à moeda única, enquanto que no conjunto do 27 verificou-se o aumento de uma décima na taxa para os 9,5 por cento.
O Eurostat estima que em Janeiro existiam quase 23 milhões de desempregados na UE, quase 70 por cento dos quais nos países da chamada zona euro.
No âmbito da preparação do 9.º Congresso da JCP, realizou-se, sábado, com o lema «Transformar é possível, com a luta da juventude!», o 10.º Encontro da Organização Regional do Porto. Esta iniciativa, precedida de uma ampla discussão da Proposta de Resolução Política, foi o culminar de semanas de trabalho de propaganda, consciencialização e mobilização.
No encontro estiveram mais de 50 jovens comunistas que apresentaram propostas e fizeram intervenções sobre os vários colectivos e planos de intervenção. Foram ainda aprovadas, por unanimidade, para além da Resolução Política e da nova Comissão Regional, duas moções, de apelo à luta dos jovens trabalhadores, no dia 26 de Março, e contra a NATO. Num ambiente de grande alegria, solidariedade e combatividade, que culminou com um jantar, recrutaram-se três novos militantes.
Na quinta-feira, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, cerca de 30 militantes e amigos da JCP participaram num debate/jantar com Sérgio Ribeiro, do Comité Central do PCP. Uma iniciativa, organizada pelo Colectivo do Instituto Superior de Economia e Gestão, que serviu para discutir, numa perspectiva marxista, o «porquê das crises capitalistas, as suas consequências e as soluções de esquerda para a resolução».