Assembleia da OC de Viseu

Dar combate ao abandono

No con­celho de Viseu, como no resto do País (fun­da­men­tal­mente nas re­giões do in­te­rior), a si­tu­ação so­cial agravou-se bru­tal­mente nos úl­timos meses. A taxa de de­sem­prego «ofi­cial» atinge já os 12,2 por cento, o que equi­vale a quase 5700 tra­ba­lha­dores ins­critos nos Cen­tros de Em­prego. Para este nú­mero muito con­tri­buíram os en­cer­ra­mentos de em­presas, entre as quais se contam a Sumol, a Co­mer­vi­sauto, a Peter Pan, a Soíma, a Ti­po­grafia Guerra, entre ou­tras. O co­mércio tra­di­ci­onal atra­vessa também um mo­mento par­ti­cu­lar­mente di­fícil.

Tudo isto es­teve em aná­lise no do­mingo, na as­sem­bleia da or­ga­ni­zação con­ce­lhia de Viseu do PCP. Aí va­lo­rizou-se também a luta de­sen­vol­vida nos úl­timos anos pelos tra­ba­lha­dores e pelas po­pu­la­ções do con­celho. Por exemplo, na Greve Geral de Maio de 2007, ade­riram pela pri­meira vez os tra­ba­lha­dores dos trans­portes pú­blicos da ci­dade; a luta dos pro­fes­sores atingiu ní­veis iné­ditos também no con­celho, numa ma­ni­fes­tação em que par­ti­ci­param mais de 4 mil do­centes; ou a luta dos es­tu­dantes, com grande ex­pressão em Viseu.

O PCP, que apoiou e in­cen­tivou todas estas lutas, de­sen­volveu em nome pró­prio al­gumas ac­ções, em es­pe­cial em de­fesa da li­ber­dade e da de­mo­cracia, contra a re­ti­rada ilegal de pro­pa­ganda do Par­tido e contra a re­pressão que se abateu sobre mi­li­tantes da JCP por pin­tarem um mural – con­de­nados em pri­meira ins­tância e, de­pois, ab­sol­vidos.

O re­cru­ta­mento, em es­pe­cial de sin­di­ca­listas e in­de­pen­dentes que fi­gu­raram nas listas da CDU, o au­mento da quo­ti­zação, o in­cre­mento da di­fusão da im­prensa são al­gumas das li­nhas de acção para o fu­turo. Para 2012 ficou agen­dada a pró­xima as­sem­bleia.



Mais artigos de: PCP

Valor para a luta presente

A as­si­nalar os cinco anos de­cor­ridos sobre o fa­le­ci­mento de Álvaro Cu­nhal, o Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do PCP anun­ciou a re­a­li­zação de uma série de ini­ci­a­tivas.

Chega de sacrifícios!

O PCP está solidário com os trabalhadores da João Ribeiro da Cunha, Fábrica do Alto, em Guimarães, que accionaram o mecanismo legal que permite a suspensão do contrato de trabalho, de forma a poderem recorrer ao subsídio de desemprego. Estes trabalhadores estão com...

Uma obra fundamental

O salão do hemiciclo da Assembleia Municipal de Aveiro encheu-se, no dia 21, para a sessão pública intitulada O Capital revisitado – nome com que as Edições Avante! estão a denominar o ciclo de sessões de lançamento da tradução portuguesa do...

Adiamento inaceitável

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP considera o anúncio de um novo adiamento do projecto Metro do Porto como uma «consequência das opções políticas que o Governo PS e o PSD têm vindo a cozinhar». Opções que...

Comunistas na Suíça

A Festa nacional do PCP na Suíça, realizada no fim-de-semana, contou com a participação de 140 emigrantes portugueses naquele país europeu. Presente na festa, o deputado José Soeiro abordou os aspectos da política nacional que mais afectam os portugueses que vivem e...

Artigo 38.º

«O Es­tado as­se­gura a li­ber­dade e a in­de­pen­dência dos ór­gãos de co­mu­ni­cação so­cial pe­rante o poder po­lí­tico e o poder eco­nó­mico.» in Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa.

Mobilizar toda a gente

No âm­bito das «500 ac­ções contra o PEC», os co­mu­nistas estão nas ruas a de­nun­ciar o con­teúdo deste pro­grama e a afirmar os eixos cen­trais da nova po­lí­tica de que o País pre­cisa.

Construir uma vasta frente antimonopolista

Seis de­zenas de micro, pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios co­mu­nistas es­ti­veram reu­nidos no sá­bado, em Lisboa, a ana­lisar a si­tu­ação do sector e a de­bater formas de re­forçar a sua or­ga­ni­zação, par­ti­dária e uni­tária. 

Madeira em Congresso

Sábado e domingo, no Funchal, terá lugar o VIII Congresso Regional da Madeira do PCP, sob o lema Derrubar as Injustiças – com o PCP, construir a alternativa. O Congresso inicia-se às 9.30 horas de sábado. Ao meio-dia de domingo tem início a última sessão, na...