Conquistas dão alento à luta

Ferroviários motivados

Os acordos alcançados com as greves de 23 de Março e de 27 de Abril con­firmam que «há razões para con­ti­nu­armos», afirma o Sin­di­cato dos fer­roviários.

Ainda há muitas ma­té­rias graves para re­futar

Ter­mi­nando com um forte apelo à par­ti­ci­pação na ma­ni­fes­tação na­ci­onal da CGTP-IN, de sá­bado pró­ximo, o Sin­di­cato Na­ci­onal dos Tra­ba­lha­dores do Sector Fer­ro­viário (SNTSF/​CGTP-IN) emitiu um co­mu­ni­cado, dia 24, onde se con­gra­tulou com os re­sul­tados po­si­tivos ob­tidos em vá­rias em­presas do sector.

O SNTSF con­gra­tulou-se com o acordo ob­tido na nova con­ces­si­o­nária do Metro do Porto de­pois da mar­cação da greve de 23 de Março. Os tra­ba­lha­dores man­ti­veram o Acordo de Em­presa (AE) e con­se­guiram um au­mento sa­la­rial de 1,5 por cento, com igual valor nas res­tantes cláu­sulas de ex­pressão pe­cu­niária.

Na CP, a luta forçou a ad­mi­nis­tração a manter a es­cala de ser­viço da re­visão do Cais do Sodré, re­velou o sin­di­cato, dia 21, num co­mu­ni­cado onde sa­li­enta que a es­cala «será igual à do ano pas­sado». O re­sul­tado foi ob­tido no mesmo dia em que o SNTSF en­tre­garia um pré-aviso de greve, se a ad­mi­nis­tração não re­cu­asse.

Na So­flusa, após a greve de 27 de Abril, foi ob­tido um acordo que atri­buiu um prémio, a ser pago este mês, de 200 euros por tra­ba­lhador. A ad­mi­nis­tração re­cuou no ataque a al­guns di­reitos, como a «cláu­sula tri­mes­tral, que se mantém como tran­sitou da CP».

Na se­mana pas­sada, a luta forçou «um acordo na Refer, de­pois de a ad­mi­nis­tração ter apre­sen­tado uma «pro­posta final», onde constam as atri­bui­ções das con­ces­sões de vi­agem aos que in­gres­saram após a cons­ti­tuição da em­presa, tendo-se tor­nado igual para todos o valor e as re­gras da­quelas des­lo­ca­ções, «rei­vin­di­cação com mais de 15 anos».

Pe­rante a ameaça das me­didas no PEC, o pro­to­colo as­si­nado «não des­mo­bi­liza a luta». O SNTSF con­gra­tulou-se com o pa­ga­mento da com­pen­sação para quando não é pos­sível cum­prir as doze horas de re­pouso, e com a cons­ti­tuição de uma co­missão mista, para dis­cutir o alar­ga­mento das doze horas de des­canso obri­ga­tório a todos os lo­cais de tra­balho. O acordo «está apenas cir­cuns­crito as ma­té­rias que nele constam», con­ti­nu­ando o sin­di­cato a lutar pela con­cre­ti­zação de todas as ou­tras.

 

Reforçar a acção

 

Os re­sul­tados ob­tidos são, se­gundo o sin­di­cato, «um es­tí­mulo» para a con­ti­nu­ação da luta nas em­presas onde não foi pos­sível chegar a acordo e na­quelas onde foram con­quis­tados, de­vido à gra­vi­dade das me­didas que o Go­verno PS pre­tende impor com o PEC, em con­luio com o PSD. O co­mu­ni­cado sa­li­enta a si­tu­ação na EMEF, onde «a ne­go­ci­ação co­lec­tiva é re­du­zida ao mí­nimo e está sempre de­pen­dente do que acon­tece na CP», acusou o SNTSF. No dia 18, re­pre­sen­tantes dos tra­ba­lha­dores con­cen­traram-se di­ante da ad­mi­nis­tração da CP, tendo, de­pois, des­fi­lado até ao Mi­nis­tério dos Trans­portes, em Lisboa, em de­fesa dos postos de tra­balho e contra a ten­ta­tiva de pri­va­ti­zação da EMEF.

Um au­mento justo de sa­lá­rios, a ne­go­ci­ação do sub­sídio de turno, a ne­go­ci­ação do Re­gu­la­mento de Car­reiras e res­peito pelos di­reitos são rei­vin­di­ca­ções cen­trais na­quela em­presa.

No Grupo Ofi­cinal do Porto, os tra­ba­lha­dores ini­ci­aram, an­te­ontem, uma luta que prevêm pro­longar até 4 de Junho, «pela al­te­ração da es­cala de ser­viço na ma­nu­tenção do Metro, por au­mentos de sa­lá­rios e do sub­sídio de turno, e pela ma­nu­tenção dos postos de tra­balho».

Na CP Carga, a ad­mi­nis­tração man­teve «pro­postas ina­cei­tá­veis», na úl­tima reu­nião ne­go­cial, res­pei­tantes ao clau­su­lado do AE, «re­du­zindo o custo do tra­balho» e «cri­ando re­gras mais fle­xí­veis que per­mitam mais tra­balho sem pa­ga­mento». Sa­li­en­tando que «já há re­cuos», com­pa­rando com a pro­posta ini­cial, o SNTSF con­si­dera que, pe­rante a gra­vi­dade das ma­té­rias em de­sa­cordo, o único ca­minho é pros­se­guir a luta.

 

Tri­buna contra pri­va­tizações

 

O SNTSF agendou para ontem uma «Tri­buna Pú­blica», sob o lema «Diga não às pri­va­ti­za­ções», no Jardim de São Pedro de Al­cân­tara, em Lisboa. Na con­vo­ca­tória, o SNTSF re­cordou como, «em­bora as em­presas do sector sejam pú­blicas, ou de ca­pi­tais pú­blicos, a sua gestão tem-se feito numa ló­gica pri­vada, com o ob­jec­tivo de se cri­arem con­di­ções para as pri­va­ti­za­ções». O re­sul­tado tem sido «mais custos para o erário pú­blico, menos tra­ba­lha­dores, mais ges­tores e qua­dros su­pe­ri­ores, au­mento da carga ho­rária e dos ritmos de tra­balho, es­tando o sector sem co­mando único», lem­brou o sin­di­cato. Es­tava pre­vista, nesta acção, a par­ti­ci­pação de sin­di­ca­listas bri­tâ­nicos, em so­li­da­ri­e­dade com a luta dos fer­ro­viá­rios por­tu­gueses.

 



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