Editorial
Opinião
Actual

My name is Silva

Se um destes dias alguém se lembrar de produzir uma versão nacional das conhecidas séries do mais famoso agente...
A talhe de foice

Questões murais

O presidente do PSD de Almada escreveu uma Carta Aberta ao Secretário-geral do PCP na qual manifestava a sua...
Crónica Internacional

Baralhar e dar de novo…

Face à anunciada «retoma das negociações directas» entre Israel e a Autoridade Palestiniana, às...
PCP

Por condições de trabalho dignas!

Sábado, 14 de Agosto: um jovem operário de 28 anos foi vítima de um acidente de trabalho na SN-Seixal, com queimaduras de 2. grau em 30 por cento do corpo, exactamente uma semana antes do seu casamento e a poucas horas de iniciar seis dias de férias do ano que vem, uma vez que a empresa obrigou a que as férias de 2010 fossem todas gozadas em Fevereiro.

Em Foco

Dar mais força à luta em defesa dos direitos

O Comité Central do PCP, reunido a 24 de Agosto de 2010, analisou os aspectos mais recentes da situação económica e social do País e da ofensiva que o Governo PS e o PSD têm acentuado a pretexto da crise bem como o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e das populações em defesa do emprego, melhores salários, direitos sociais e acesso a serviços públicos. O Comité Central debateu e decidiu, no desenvolvimento da sua anterior deliberação, da candidatura a apresentar pelo PCP às eleições presidenciais de Janeiro de 2011 e estabeleceu as linhas essenciais da acção e iniciativa política do Partido para responder de forma integrada às exigências que o reforço da sua organização, o desenvolvimento da luta de massas e as batalhas políticas e eleitorais colocam para o próximo futuro.

Uma candidatura vinculada aos valores de Abril

A decisão do Comité Central foi comunicada aos jornalistas pelo Secretário-geral do PCP na tarde de anteontem. Francisco Lopes fez, pouco depois, uma primeira declaração como candidato à Presidência da República, que transcrevemos na íntegra. A apresentação formal da candidatura está marcada para 10 de Setembro.

Biografia de Francisco Lopes

Natural de Vinhó, no concelho de Arganil, Francisco Lopes tem 55 anos. Electricista de profissão, é funcionário...
PCP

Acabar com os benefícios aos poderosos

É no escandaloso volume de lucros dos grupos económicos e no seu favorecimento fiscal que se encontram razões para a grave crise do País, afirmou Vasco Cardoso, da Comissão Política, em conferência de imprensa realizada no dia 20.

«A terra está cá e os homens para a trabalhar também»

O Secretário-geral do PCP participou, sábado, em três iniciativas no concelho de Avis, onde reafirmou a necessidade de o País produzir para sair da situação em que se encontra. «O Alentejo precisa de uma nova Reforma Agrária», defendeu Jerónimo de Sousa.

Trabalhadores

Porto exige medidas

Ao contrário do que sucedeu em todo o País, o número de desempregados inscritos no distrito do Porto aumentou de Junho para Julho, assinala a Direcção da Organização Regional do PCP, que exige do Governo medidas urgentes.

Urge mudar e agir

A exigência de uma nova política, que valorize o emprego estável, e a necessidade de medidas urgentes para o crescimento da produção, do emprego e dos salários, fecham a «carta-aberta dos jovens trabalhadores».

Prepotência, demagogia e desrespeito

As mais de dez mil crianças no Ensino Básico que terão de frequentar outra escola, já em Setembro, serão as principais penalizadas com o fecho de 701 escolas, anunciado, dia 19, pelo Ministério da Educação, alertou a Fenprof que repudiou a decisão.

Menos enfermeiros em Viseu

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses solicitou uma reunião urgente ao Conselho de Administração do Hospital de...
Nacional

Governo encerra 701 escolas

As câmaras municipais de Arraiolos e Santiago do Cacém estão contra o encerramento de escolas básicas, uma medida do Executivo PS que vai prejudicar essencialmente os alunos.

Europa

O foguetório xenófobo de Sarkozy

O governo francês iniciou na semana passada a expulsão em massa de cidadãos estrangeiros de etnia cigana, cujos acampamentos têm sido impiedosamente destruídos pelas autoridades.

A pressão do Pentágono

O fundador do site WikiLeaks foi vítima de uma estranha acusação de violação e agressão, emitida pela justiça sueca de manhã e anulada à tarde do mesmo dia. O acusado soube por um jornal que era procurado.

Internacional

Constitucional denuncia acordo com os EUA

O Tribunal Constitucional (TC) da Colômbia denunciou o acordo celebrado entre o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe e o seu homólogo dos EUA, Barack Obama. O tratado permitia aos norte-americanos operarem em sete bases militares do território sul-americano.

A falsa retirada do Iraque

Os EUA confirmaram que o número de soldados presentes no Iraque é o menor desde o início da invasão do país, em 2003. O facto está a ser usado como manobra de propaganda com o objectivo de esconder a manutenção de uma força ocupante e a substituição de soldados por mercenários.

Práticas fascistas

A presidente do Comité de Familiares de Detidos e Desaparecidos, Berta Oliva, revelou ter sido descoberta uma vala comum com mais de...
Temas

Notas sobre a continuada agressão imperialista

Cumpriu-se no passado dia 25 de Junho o sexagésimo aniversário do início da guerra na península coreana. A campanha em curso contra a República Popular Democrática da Coreia e o perigo de um novo conflito de consequências imprevisíveis na região obrigam a revisitar alguns factos da história do território, que nos últimos 60 anos tem sido alvo de permanentes agressões imperialistas.

Argumentos
Pontos Cardeais

Telespectador decepcionado

Chegou à nossa Redacção uma carta de um emigrante português na Alemanha, que veio cá passar umas...
TVisto

Quando o crime tem aplausos

Decerto para benefício e educação dos telespectadores que lhe têm acesso, o canal Odisseia, que aliás tem...
ATver

Uma semana copia a outra

Será do Verão? Ou será que o Verão, período excepcional dada a concentração de...
Religiões

Organização e ruptura

Se alinharmos na memória as principais tendências da história que os grandes factos dos últimos 100 anos...
Festa do Avante!

Luta sem fronteiras contra o imperialismo

Local de encontro com os trabalhadores e os povos de todo o mundo, o Espaço Internacional da Festa do Avante! permite aos visitantes contactarem com dezenas de partidos comunistas e operários e outras organizações, e com as sua persistente luta contra o imperialismo, pelo progresso e a emancipação social.

Ir, Ficar e Voltar

É cada vez mais fácil ir e voltar da Festa do Avante!. Os transportes públicos têm horários alargados, de forma a melhor servir os visitantes.

Crescer em paz!

Este ano o Espaço Criança na Festa do Avante! é dedicado à paz. Por isso, todas as...

Compra já a tua EP

Falta pouco mais de uma semana para o início do maior evento político-cultural realizado no nosso País. Se ainda...
Aconteceu

Mais cortes na educação

O PCP exigiu, no dia 18 de Agosto, a revogação do despacho referente ao financiamento dos cursos de iniciação e...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 28...

A semana em resumo

Frases

“Se o PSD quisesse que o Governo se fosse embora não teria aprovado o...