O Militante já saiu

Por Abril, pela Paz, não à NATO

Não à NATO é o tí­tulo prin­cipal da edição de Se­tembro/​Ou­tubro de O Mi­li­tante, que está desde hoje à venda e que in­clui um dos­sier des­ta­cável in­ti­tu­lado NATO, ins­tru­mento de agressão e guerra do im­pe­ri­a­lismo. O su­ple­mento, de 20 pá­ginas, ex­plica apro­fun­da­da­mente o que é a NATO e o papel que as­sume na es­tra­tégia do im­pe­ri­a­lismo. A pro­funda li­gação da NATO com a União Eu­ro­peia, a crise do ca­pi­ta­lismo e os pe­rigos da guerra e a longa re­lação de Por­tugal com a Ali­ança Atlân­tica são al­guns dos temas tra­tados no dos­sier, onde também se pu­blicam di­versos de­poi­mentos acerca da luta contra a NATO no nosso País, desde a sua fun­dação, em 1949. É ainda dada a co­nhecer a re­so­lução Pela Paz, Não à NATO, apro­vada na reu­nião do Grupo de Tra­balho dos en­con­tros in­ter­na­ci­o­nais de Par­tidos Co­mu­nistas e Ope­rá­rios, re­a­li­zada em Lisboa em Março deste ano.

Mas este su­ple­mento es­pe­cial está longe de ser o único mo­tivo de in­te­resse nesta edição, onde se tratam ou­tros im­por­tantes temas como o re­forço da ca­pa­ci­dade fi­nan­ceira do Par­tido, num ar­tigo as­si­nado por Ma­nuela Pinto Ângelo, do Se­cre­ta­riado; o VI Con­gresso do Par­tido, visto por Fran­cisco Lopes, da Co­missão Po­lí­tica e do Se­cre­ta­riado. Jorge Cor­deiro, também dos dois or­ga­nismos exe­cu­tivos, as­sina Rup­tura e Mu­dança, exi­gência do tempo pre­sente.

Os 40 anos da CGTP-IN são abor­dados por Do­mingos Abrantes, do CC, num texto in­ti­tu­lado Con­quista his­tó­rica dos tra­ba­lha­dores por­tu­gueses, ao passo que Diogo D'Ávila, da di­recção da JCP, chama a atenção para O 17.º Fes­tival Mun­dial da Ju­ven­tude e dos Es­tu­dantes e a Crise do Ca­pi­ta­lismo.

Ma­nuel Gusmão aborda A For­mação do Es­critor José Sa­ra­mago – Um livro de­ci­sivo: Le­van­tado do Chão; e o his­to­ri­ador Pedro Ven­tura A Re­pú­blica e o Con­ceito de In­de­pen­dência Na­ci­onal. Ainda sobre os cem anos da re­vo­lução de 5 de Ou­tubro, Oc­távio Tei­xeira dis­corre sobre A Re­pú­blica e as ques­tões sócio-eco­nó­micas. Ca­si­miro Me­nezes lembra o Pa­tri­mónio e Pro­jecto Uni­tário do MURPI.

Na secção In­ter­na­ci­onal, Rui Paz es­creve sobre os 20 anos de contra-re­vo­lução na Ale­manha e em Eco­nomia Rui Na­mo­rado Rosa re­flecte sobre a Crise do Ca­pi­ta­lismo – so­bre­pro­dução e es­cassez.

 

As­sinar O Mi­li­tante

 

Está a de­correr, ao longo deste ano, uma cam­panha de an­ga­ri­ação de novos as­si­nantes de O Mi­li­tante. Cada novo as­si­nante re­ce­berá gra­tui­ta­mente um exem­plar à sua es­colha de um dos ca­dernos sobre temas de mar­xismo-le­ni­nismo, da au­toria de José Ba­rata-Moura. A as­si­na­tura custa, por um ano, 9 euros se o as­si­nante re­sidir em Por­tugal. Para a Eu­ropa o preço é de 23 euros e para o resto do mundo 30.

 



Mais artigos de: PCP

Requalificação não pode esperar

Je­ró­nimo de Sousa es­teve sá­bado de manhã no Bairro Padre Cruz, na Fre­guesia de Car­nide, e cons­tatou a ne­ces­si­dade de re­qua­li­fi­cação ur­gente da­quele bairro mu­ni­cipal.

 

Jerónimo em Gouveia

Jerónimo de Sousa, integrando uma delegação do PCP, esteve anteontem no concelho de Gouveia, para abordar com diversas entidades os problemas dos fogos florestais. Na Câmara Municipal de Gouveia, o Secretário-geral do Partido e demais membros da...

Comunistas não baixam os braços

Apesar de notificada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Câmara de Esposende, pela segunda vez consecutiva, impediu a colocação de propaganda política, neste caso da Festa do Avante!, aos militantes do PCP, em várias zonas da cidade. Numa carta enviada ao...

Artigo 38.º

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.» in Constituição da República Portuguesa.   Preconceito e desinformação   A semana...