Alemanha expulsa ciganos

Ao abrigo de um acordo com o Ko­sovo, que en­trou em vigor no dia 1 deste mês, a Ale­manha irá ex­pulsar 13 mil re­fu­gi­ados ko­so­vares, dos quais 8500 são de etnia ci­gana.

Em­bora se trate de ex­pul­sões «ne­go­ci­adas» ao nível de go­vernos, a ver­dade é que a mai­oria dos vi­sados ins­talou-se na­quele país há cerca de dez anos, onde os fi­lhos nas­ceram e se es­co­la­ri­zaram.

Or­ga­ni­za­ções hu­ma­ni­tá­rias de­nun­ciam estas ex­pul­sões, no­tando que mi­lhares de pes­soas são con­de­nadas a re­gressar a um ter­ri­tório que aban­do­naram de­vido à guerra e são for­çadas a viver em con­di­ções de mi­séria.



Mais artigos de: Breves Europa

Banco Vaticano suspeito de branqueamento

A justiça italiana suspeita de que o Instituto de Obras Religiosas (IOR), banco do Vaticano, está envolvido em operações de branqueamento de capitais. Segundo o diário La Repubblica (21.09), a procuradoria já abriu um inquérito, que poderá implicar outras dez...

Polícias romenos em protesto

Cerca de cinco mil polícias manifestaram-se, dia 24, frente à sede do governo, contra uma redução de 25 por cento dos seus salários, e exigiram a demissão do presidente Basescu. Na sequência do protesto, o ministro da Administração Interna, Vasile Blaga,...