FBI investiga «ligações a terroristas»

Pacifistas alvo de buscas nos EUA

Agentes es­pe­ciais do FBI fi­zeram buscas em casas de mi­li­tantes pa­ci­fistas norte-ame­ri­canos, a 24 de Se­tembro, no âm­bito de uma in­ves­ti­gação sobre a sua ale­gada li­gação a «grupos ter­ro­ristas».

Ad­mi­nis­tração Obama pode ser mais re­ac­ci­o­nária do que a de Bush

Numa acção co­or­de­nada em di­fe­rentes ci­dades do país – caso de Min­ne­a­polis e Chi­cago – , grupos de 20 a 30 agentes es­pe­ciais do FBI ir­rom­peram pelas casas de des­ta­cados mi­li­tantes pro­gres­sistas com man­dados de busca que in­di­cavam ser parte de uma in­ves­ti­gação sobre a su­posta li­gação dos vi­sados a grupos con­si­de­rados «ter­ro­ristas» pela ad­mi­nis­tração Obama, de­sig­na­da­mente o Hez­bollah, a Frente Po­pular de Li­ber­tação da Pa­les­tina e as Forças Ar­madas Re­vo­lu­ci­o­ná­rias da Colômbia, bem como com a or­ga­ni­zação so­ci­a­lista Fre­edom Road.

Du­rante mais de 14 horas, se­gundo di­versas agên­cias, o FBI vas­cu­lhou as re­si­dên­cias dos ac­ti­vistas e apre­endeu, nal­guns casos, entre 100 e 120 caixas com per­tences pes­soais, do­cu­mentos, com­pu­ta­dores e dis­po­si­tivos elec­tró­nicos.

Não foram feitas de­ten­ções, mas os man­dados de busca re­ferem uma in­ves­ti­gação ao nível do «Grande Júri» mar­cada para 5 e 19 de Ou­tubro pró­ximo.

No pró­prio dia da in­cursão dos agentes do FBI (também co­nhe­cido nos EUA como Fe­deral Bu­reau of In­ti­mi­da­tion, ou seja, Es­cri­tório Fe­deral de In­ti­mi­dação), os ad­vo­gados de al­guns dos ac­ti­vistas alvo de buscas deram uma con­fe­rência de im­prensa, o mesmo su­ce­dendo no dia se­guinte em Chi­cago, no Centro Cul­tural Por­tor­ri­quenho, onde a ad­vo­gada Me­linda Power as­sumiu a de­fesa dos vi­sados nesta ci­dade – Joe Ios­baker e Stephanie Weiner, in­ti­mados a com­pa­recer em tri­bunal a 5 de Ou­tubro.

Tudo pa­rece in­dicar que possa gerar-se um re­sul­tado ad­verso ao es­pe­rado pelas au­to­ri­dades norte-ame­ri­canas – re­ferem fontes pró­ximas dos mi­li­tantes pro­gres­sistas – su­bli­nhando que a acção, em vez de gerar o pâ­nico, está a po­ten­ciar a co­or­de­nação dos di­fe­rentes sec­tores de es­querda norte-ame­ri­canos e a levar a que muitos se dêem fi­nal­mente conta de que a ad­mi­nis­tração de Ba­rack Obama pode ser ainda mais re­ac­ci­o­nária do que a do an­te­rior pre­si­dente Ge­orge Bush, já que para levar a cabo uma ope­ração deste tipo é ne­ces­sário o aval da Casa Branca e das ins­tân­cias que con­trolam o De­par­ta­mento de Jus­tiça e o sis­tema ju­di­cial.

 

Contra a in­ti­mi­dação

 

O FBI re­co­nheceu en­tre­tanto, em de­cla­ra­ções à As­so­ci­ated Press, ter feito seis buscas em Min­ne­a­polis e duas em Chi­cago. Se­gundo o porta-voz Steve War­field, o FBI «não pla­neia, para já, fazer de­ten­ções; está à pro­cura de provas».

Entre as casas que foram re­vis­tadas em Min­ne­a­polis estão as dos mi­li­tantes ve­te­ranos Mick Kelly, Jess Sundin e Me­re­dith Aby, que foram in­ti­mados a com­pa­recer pe­rante um júri fe­deral de ins­trução em Chi­cago entre os dias 5 e 19 de Ou­tubro.

«O FBI acossa os or­ga­ni­za­dores e di­ri­gentes dos pa­ci­fistas, gente que se opôs à in­ter­venção dos EUA no Médio Ori­ente e na Amé­rica La­tina», afirmou Kelly antes de os agentes lhe con­fis­carem o seu te­le­móvel.

Jess Sundin, por seu turno, con­si­dera que as buscas estão re­la­ci­o­nadas com a opo­sição do Co­mité An­ti­bé­lico de Min­ne­sota à guerra no Iraque e no Afe­ga­nistão e à ajuda mi­litar norte-ame­ri­cana à Colômbia e a Is­rael.

«É in­dig­nante que ci­da­dãos dos EUA possam ser per­se­guidos desta ma­neira», afirma.

No fecho desta edição, e se­gundo in­for­ma­ções di­vul­gadas pelo In­ter­na­ti­onal Ac­tion Center (ia­center.org) es­tavam em pre­pa­ração em di­versas ci­dades norte-ame­ri­canas ac­ções de pro­testo contra a per­se­guição que está a ser mo­vida aos que se batem pela paz e pela de­mo­cracia.

 



Mais artigos de: Internacional

Vitória do povo venezuelano

A ali­ança elei­toral entre o Par­tido So­ci­a­lista Unido da Ve­ne­zuela (PSUV) e o Par­tido Co­mu­nista da Ve­ne­zuela (PCV) ob­teve a mai­oria dos de­pu­tados na As­sem­bleia Na­ci­onal do país. Em re­lação às úl­timas elei­ções a que con­correu, a opo­sição perdeu 20 de­pu­tados.

Delegação do PCP visitou Cuba

A convite do Partido Comunista de Cuba, uma delegação do PCP constituída por Ângelo Alves, da Comissão Política do CC, e Carlos Chaparro, do Comité Central, visitou aquele país entre 20 e 23 de Setembro último. A visita realizou-se no quadro das...

Ingerência dos EUA comprovada

Documentos do Departamento de Estado dos Estados Unidos recentemente desclassificados através da Lei de Acesso à Informação (FOIA, na sigla em inglês) comprovam que os EUA pagaram mais de quatro milhões de dólares a órgãos de comunicação e a...