«Com a luta de quem trabalha»

CGTP-IN celebra 40 anos

A grande as­sem­bleia de amanhã, que pro­mete en­cher a Aula Magna, em Lisboa, marca o ar­ranque de uma série de ini­ci­a­tivas de­di­cadas ao 40.º ani­ver­sário da CGTP-IN, em ín­tima li­gação com o com­bate pre­sente.

 

As co­me­mo­ra­ções são in­se­pa­rá­veis do con­texto em que de­correm

Image 5769

Foi pre­ci­sa­mente pelo con­texto em que ocorrem as co­me­mo­ra­ções que o Se­cre­tário-geral da cen­tral co­meçou a sua in­ter­venção na apre­sen­tação do pro­grama aos jor­na­listas, sexta-feira pas­sada, na Casa do Alen­tejo, em Lisboa. Ma­nuel Car­valho da Silva lem­brou que «os tra­ba­lha­dores e grande parte do povo vivem com di­fi­cul­dades», notou que «a isto chamam crise» e que «não se com­bate as causas» ver­da­deiras da si­tu­ação, tal como «não se en­contra ca­mi­nhos al­ter­na­tivos».

Pelo con­trário, uma vez que as «me­didas já vistas» e «aquilo que se pre­para para o Or­ça­mento do Es­tado» mos­tram que «há um apro­fun­da­mento do ca­minho» e «não há mu­dança da ma­triz de de­sen­vol­vi­mento». Aqui en­qua­drou o «Pacto para o Em­prego» e a forma como foi co­lo­cado em dis­cussão, sem que o Go­verno apre­sen­tasse «um do­cu­mento que se possa chamar assim».

A pro­pó­sito dos epi­só­dios em torno do OE, Car­valho da Silva chamou a atenção para a «con­so­nância» e mesmo «con­ver­gência» do PS e do PSD «no fun­da­mental», que é a de­fi­nição de «me­didas e mais me­didas para impor di­fi­cul­dades acres­cidas às ca­madas da po­pu­lação com mais pro­blemas». Já Ca­vaco Silva se mostra «en­tu­si­asta do en­ten­di­mento do “cen­trão”», porque «deste de­sejo de en­ten­di­mento pode ali­mentar a sua cam­panha elei­toral».

O di­ri­gente da In­ter­sin­dical Na­ci­onal in­surgiu-se contra a «cam­panha ig­nóbil de exi­gência de sa­cri­fí­cios aos que menos têm», es­ti­mando que me­tade das fa­mí­lias por­tu­guesas viva hoje «com muito, muito pouco, numa si­tu­ação de grande fra­gi­li­dade» - ali en­glo­bando quem re­cebe o sa­lário mí­nimo na­ci­onal (ou apenas parte, se está em tra­balho par­cial), os mais de 700 mil de­sem­pre­gados, os mais de um mi­lhão e 200 mil con­tra­tados com vín­culos pre­cá­rios e em falsas si­tu­a­ções de re­cibos verdes, o mi­lhão e meio de pes­soas a re­ceber pen­sões mí­nimas ou so­ciais e muitos ou­tros que estão en­tre­gues à eco­nomia clan­des­tina.

Ao fazer uma breve evo­cação das quatro dé­cadas de­cor­ridas desde a con­vo­cação da pri­meira «reu­nião inter-sin­dical», Car­valho da Silva re­cordou que «este pro­jecto sin­dical foi fun­da­mental para os tra­ba­lha­dores por­tu­gueses ainda no fas­cismo», quer pela in­ter­venção em de­fesa dos tra­ba­lha­dores, quer pelo con­tri­buto para a trans­for­mação so­ci­o­po­lí­tica. Lem­brou o im­por­tante papel que a Inter as­sumiu no pro­cesso re­vo­lu­ci­o­nário e as­si­nalou que o «ini­gua­lável» 1.º de Maio de 1974 «foi con­vo­cado pelos sin­di­catos e por esta In­ter­sin­dical».

Nos dias de hoje, a Con­fe­de­ração Geral dos Tra­ba­lha­dores Por­tu­gueses propõe-se «pros­se­guir este ca­minho», com uma in­ter­venção «sus­ten­tada nos prin­cí­pios da cen­tral» e com «sen­tido de acção prá­tica, a partir dos lo­cais de tra­balho», onde a Inter nasceu. Foi assim que o di­ri­gente abordou o sig­ni­fi­cado da jor­nada de 29 de Se­tembro e adi­antou que a grande as­sem­bleia de 1 de Ou­tubro será também um mo­mento de «mo­bi­li­zação para a acção pró­xima».

 

Prin­ci­pais ini­ci­a­tivas

 

Nestes úl­timos meses de 2010 vão ter lugar di­versas ini­ci­a­tivas de di­vul­gação da his­tória da CGTP-IN e de afir­mação dos prin­cí­pios da cen­tral.

Na noite de 1 de Ou­tubro, nas ins­ta­la­ções do Inatel na Costa da Ca­pa­rica, terá lugar um jantar co­me­mo­ra­tivo, pre­ce­dido de uma sessão de aber­tura das co­me­mo­ra­ções.

De 29 de Ou­tubro a 6 de No­vembro (a data mais pró­xima, tendo em conta a dis­po­ni­bi­li­dade do local), es­tará pa­tente uma ex­po­sição no Rossio, em Lisboa. Nesse es­paço irá de­correr um ciclo de «con­versas». Será di­vul­gada a pri­meira parte de uma re­colha de tes­te­mu­nhos orais de an­tigos di­ri­gentes sin­di­cais; estas cerca de três de­zenas de en­tre­vistas abrangem o pe­ríodo de 1970 a 1977.

Em No­vembro e De­zembro serão lan­çados dois li­vros - que, tal como a ex­po­sição, re­sultam de um tra­balho que tem vindo a ser feito no Centro de Ar­quivo e Do­cu­men­tação da CGTP-IN, en­vol­vendo co­la­bo­ração de an­tigos di­ri­gentes, como Amé­rico Nunes, Ar­mando Tei­xeira da Silva, Da­niel Ca­brita, Emídio Mar­tins, Fran­cisco Ca­nais Rocha (res­pon­sável pela re­dacção de um ca­pí­tulo, desde a se­gunda me­tade do sé­culo XIX até à dé­cada de 1960), José Er­nesto Car­taxo, José Pi­nela, Ka­lidás Bar­reto e Vítor Ra­nita).

Está em pre­pa­ração um portal elec­tró­nico do Centro de Do­cu­men­tação, que de­verá conter parte do es­pólio fo­to­grá­fico de João Silva (dos seus 88 mil ne­ga­tivos, 52 mil já estão in­ven­ta­ri­ados, 12 mil estão des­critos e 1200 estão di­gi­ta­li­zados), mas também re­gistos so­noros, cerca de mil car­tazes, todo o con­teúdo do jornal e re­vista Ala­vanca (1974 a 1996) e ainda a des­crição de do­cu­mentos que po­derão ser con­sul­tados na cen­tral.



Mais artigos de: Trabalhadores

Ampliar a luta dos trabalhadores

Após a jor­nada na­ci­onal de ontem - com duas grandes ma­ni­fes­ta­ções a pers­pec­ti­varem-se para o Porto e para Lisboa, com início mar­cado para de­pois da hora de fecho da nossa edição -, reúne-se hoje o Con­selho Na­ci­onal da CGTP-IN, que de­verá de­cidir o pros­se­gui­mento da luta. Ao Avante! os co­or­de­na­dores das duas uniões de sin­di­catos dos dis­tritos onde o pro­testo ia mos­trar-se nas ruas sa­li­en­taram, como sen­ti­mento ex­presso du­rante a pre­pa­ração desta jor­nada, a ne­ces­si­dade de pros­se­guir e am­pliar a luta, dando-lhe outra di­mensão.

Governo forçado a ceder

Ao se­gundo dia da con­cen­tração ini­ciada, dia 23, di­ante do Mi­nis­tério da Ad­mi­nis­tração In­terna, para exigir o des­con­ge­la­mento de 1500 pro­mo­ções, o Go­verno foi for­çado a ceder.

Repudiar mais perdas

Só a luta dos tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nistração Pública poderá im­pedir uma ainda maior de­gradação das suas condições de vida e de tra­balho, con­si­derou a ci­meira da Frente Comum que apelou à par­ti­cipação na jor­nada de luta de ontem.

Tostões contra milhões

Os tra­ba­lha­dores de em­presas do Grupo Amorim es­ti­veram ontem em luta, exi­gindo sa­lá­rios justos, e iam in­te­grar-se na ma­ni­fes­tação da CGTP-IN no Porto.

 

Greve em marcha nos transportes

Representantes dos trabalhadores de várias empresas do sector dos transportes admitiram avançar para a greve, caso o Governo não preveja no próximo Orçamento do Estado e nas orientações para as empresas públicas a satisfação da...

Costa Santos - uma referência

Um encontro-almoço, no sábado, na Voz do Operário, reuniu muitas amigas e muitos amigos do comandante Vasco da Costa Santos, considerado como «uma dessas referências» de que «todos nós, seres humanos, para viver, trabalhar e lutar com...

Falta colocar muitos professores

Por ter recebido «inúmeras queixas» relativas a «atrasos com que o Ministério da Educação está a colocar os professores», e a situação de «verdadeira opacidade com que decorre o processo de colocação, através da designada...

Caos na Segurança Social

A imposição pelo Governo da comprovação de rendimentos para a manutenção de apoios sociais, está a provocar um «caos nos atendimentos» alertou, dia 23, o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e...

Encerrou a <i>Ferro Portugal </i>

Em Castanheira do Ribatejo, a Ferro Portugal encerrou a última fábrica de óxido de zinco que restava no seu complexo industrial, despedindo os 39 trabalhadores, anunciou o SITE CSRA (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e...

Dia Mundial dos Professores

Por este ano coincidir com inúmeros eventos em torno do centenário da implantação da República, a Fenprof decidiu assinalar o Dia Mundial dos Professores com duas sessões, a 9 e 16 de Outubro. Estas iniciativas da Federação Nacional dos Professores terão...