- Nº 1923 (2010/10/7)
Na Assembleia Nacional e no Parlatino

PC da Venezuela elege dois deputados

Internacional

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) confirmou, ao final do dia de terça-feira, 28, a eleição de dois deputados no sufrágio, realizado dois dias antes, para o parlamento venezuelano e para o Parlamento Latino-Americano (Parlatino). Para além dos dois efectivos, o PCV elegeu ainda sete deputados suplentes.

Na Assembleia Nacional, o cargo atribuído ao PCV no quadro da aliança PSUV-PCV vai ser ocupado pelo secretário-geral do partido, Oscar Figuera, eleito pelo estado de Guárico, ao passo que Carolus Wimmer se mantém como o representante comunista no Parlatino.

Em nota à comunicação social, a direcção do PCV informou, ainda, que o total de votos obtidos pelo partido quase chegou aos 163 mil (162 830), facto que, consideram, «mostra o crescimento sustentado da votação nos comunistas em eleições desta índole».

Para o PCV, os resultados das legislativas confirmam, ainda, que «a organização dos comunistas venezuelanos continua o processo de crescimento e consolidação», e que os que optaram por votar no partido «demonstram uma elevada consciência e compromisso» para com a revolução no quadro de «uma feroz campanha anticomunista».

Saudando a vitória obtida pelo Partido Socialista Unido da Venezuela e demais forças políticas e sociais revolucionárias, o PCV «chama a fortalecer a unidade orgânica dos revolucionários que constituem o órgão de direcção colectiva de forma a enfrentar com critérios comuns a reacção e a desenvolver as correcções que o processo [bolivariano] exige».