Eleições no Brasil

Dilma vence primeira volta

A can­di­data do Par­tido dos Tra­ba­lha­dores (PT) e do Par­tido Co­mu­nista do Brasil (PCdoB) ob­teve 46,7 por cento dos votos na pri­meira volta das pre­si­den­ciais bra­si­leiras. A 31 de Ou­tubro, Dilma Rous­seff en­frenta José Serra, que não chegou a um terço dos votos.

«O PCdoB elegeu uma se­na­dora e 34 de­pu­tados fe­de­rais e es­ta­duais»

Image 5791

«En­fren­tarei a se­gunda volta com muita garra e energia», ex­pressou Dilma de­pois de con­fir­mado o ve­re­dicto das urnas e a ne­ces­si­dade de um apu­ra­mento com­ple­mentar.

Serra, com 32,6 por cento, e Ma­rina Silva, com 19,53 por cento, foram os can­di­datos à su­cessão de Lula da Silva que fi­caram em se­gundo e ter­ceiro lu­gares, res­pec­ti­va­mente.

A ta­refa da ex-mi­nistra das minas é agora mo­bi­lizar a mai­oria dos 135 mi­lhões de bra­si­leiros em torno da sua can­di­da­tura. Se­gu­ra­mente, nas pró­ximas se­manas en­contra os bra­si­leiros mais con­cen­trados na es­colha do chefe de Es­tado, isto de­pois de um su­frágio onde, para além do prin­cipal ma­gis­trado do país, os elei­tores foram con­vo­cados a es­co­lher os go­ver­na­dores de 26 es­tados e do dis­trito fe­deral, 513 de­pu­tados na­ci­o­nais e 54 se­na­dores, e os de­pu­tados a 27 as­sem­bleias le­gis­la­tivas, num total de mais de 22 500 con­cor­rentes.

 

PCdoB cresce

 

Nota de des­taque na con­sulta po­pular de do­mingo no Brasil foi ainda a con­so­li­dação da in­fluência elei­toral do PCdoB. Os co­mu­nistas bra­si­leiros con­se­guiram eleger uma se­na­dora, 15 de­pu­tados fe­de­rais e 19 de­pu­tados es­ta­duais, re­sul­tado que su­pera o an­te­rior. Em 2006, o PCdoB elegeu 13 fe­de­rais e 12 es­ta­duais.

Por de­cidir no final do mês de Ou­tubro ficam também os go­vernos dos es­tados de Ala­goas, Amapá, Pará, Pa­raíba, Piauí, Ron­donia, Ro­raima, Goiás e Bra­sília, ao passo que nou­tras 12 re­giões ad­mi­nis­tra­tivas triunfou a co­li­gação das forças de­mo­crá­ticas, pro­gres­sistas e de es­querda.



Mais artigos de: Internacional

Cuba não se rende ao capitalismo

A ampla par­ti­ci­pação po­pular na cons­trução do so­ci­a­lismo em Cuba é uma razão mais para con­fiar no fu­turo de Cuba e pros­se­guir e re­forçar a so­li­da­ri­e­dade com a sua Re­vo­lução So­ci­a­lista, afirmam Ângelo Alves e Carlos Cha­parro em en­tre­vista ao Avante! sobre a sua re­cente vi­sita a Cuba.

Ninguém pára o processo revolucionário

O pre­si­dente do Equador es­capou a uma ten­ta­tiva de Golpe de Es­tado e as­sas­si­nato. A mo­bi­li­zação do povo foi de­ter­mi­nante para ga­rantir a ordem cons­ti­tu­ci­onal.

PC da Venezuela elege dois deputados

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) confirmou, ao final do dia de terça-feira, 28, a eleição de dois deputados no sufrágio, realizado dois dias antes, para o parlamento venezuelano e para o Parlamento Latino-Americano (Parlatino). Para além dos dois efectivos, o PCV elegeu ainda sete...

Os Cinco

A Assembleia Geral da Associação Americana de Juristas (AAJ) aprovou uma resolução exigindo ao presidente Barack Obama que liberte os Cinco cubanos presos injustamente há 12 anos nos EUA. No documento, os juristas também condenam o processo a que foram submetidos Gerardo,...

Da Venezuela ao Equador

A oposição venezuelana, se algo merece a todos os títulos, é entrar no famoso – quanto inútil – Livro de Guinness. A sua Mesa de Unidade Democrática (mais de 20 partidos afunilados na MUD, também definida como Mesa de Ultra Direita), depois de obter um total de...

Ataque aos direitos nos EUA

Pacifistas, anti-racistas e militantes políticos de esquerda dos EUA responderam com uma energia e indignação sem precedentes à rusga coordenada do FBI a nível nacional contra as casas de respeitados dirigentes políticos. Na semana seguinte, houve...