- Nº 1924 (2010/10/14)

El Salvador

Breves Intenacional

Milhares de pessoas festejaram, domingo, o 30.º aniversário da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN). Num comício realizado no centro da capital, San Salvador, o coordenador geral do partido apelou à vigilância popular e à defesa do governo liderado por Maurício Funes contra qualquer tentativa de desestabilização e subversão da legalidade democrática mediante um golpe de estado no território.

Nas semanas que precederam o aniversário da FMLN, o partido Arena convidou o golpista hondurenho Roberto Micheletti a visitar o país, por isso Medardo González alertou o povo salvadorenho que «os golpistas da região não descansam», dando como exemplo os acontecimentos recentes ocorridos no Equador.

«Mantenhamo-nos alerta porque eles conspiram», insistiu ainda o máximo responsável da Farabundo Martí perante uma multidão de mais de duas centenas de militantes e apoiantes.

A FMLN nasceu a 10 de Outubro de 1980 em resultado da fusão do Partido Comunista de El Salvador com a Resistência Nacional e as Forças Populares de Libertação e foi a maior força de resistência à ditadura fascista.

Em 1992, depois dos acordos de paz, a FMLN abandonou as armas mas manteve uma grande influência política, social e eleitoral no país. Em Janeiro de 2009 venceu as municipais e as legislativas e em Março do mesmo ano garantiu a eleição de Maurício Funes para a presidência.