Madeira e Algarve anunciam mandatários

Le­onel Nunes é o man­da­tário re­gi­onal da can­di­da­tura de Fran­cisco Lopes na Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira. Em­pre­gado de Ho­te­laria e di­ri­gente sin­dical, é membro do Co­mité Cen­tral do PCP.

Na sua de­cla­ração, tor­nada pú­blica no dia 4 de Ou­tubro, Le­onel Nunes con­si­derou Fran­cisco Lopes o único can­di­dato que «pode e deve as­sumir as grandes con­quistas de Abril, con­sa­gradas da Cons­ti­tuição. A saúde, o en­sino, o tra­balho são di­reitos es­sen­ciais que hoje estão pe­ri­go­sa­mente postos em causa pela di­reita ins­ta­lada no poder, ora o PS, ora o PSD, sempre com o apoio mais ou menos de­cla­rado do CDS-PP». Já o ac­tual Pre­si­dente da Re­pú­blica tem sido, para o man­da­tário, «con­des­cen­dente com todas as me­didas de aus­te­ri­dade de­cre­tadas pelo Go­verno da Re­pú­blica». Além disso, no pas­sado, «foi um dos grandes res­pon­sá­veis pela si­tu­ação que hoje es­tamos a en­frentar».

Para Le­onel Nunes, os apoi­antes da can­di­da­tura de Fran­cisco Lopes terão, na re­gião como por todo o País, uma «ta­refa gi­gan­tesca». À sua frente terão, confia o man­da­tário, «muito tra­balho e poucos meios», mas também muita força, di­na­mismo e con­vicção.

No Al­garve, o man­da­tário re­gi­onal é Paulo Seara. Pro­fessor de Fí­sica na Uni­ver­si­dade do Al­garve, com 44 anos, Paulo Seara é membro da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Al­garve e da Co­missão Con­ce­lhia de Faro do PCP, ao qual aderiu em 1983. Membro da Co­missão Re­gi­onal para as Ques­tões da Edu­cação e En­sino da Di­recção Re­gi­onal, es­tudou na União So­vié­tica, onde pre­sidiu à As­so­ci­ação de Es­tu­dantes Por­tu­gueses.

Ao nível aca­dé­mico, Paulo Seara con­cluiu a li­cen­ci­a­tura e o mes­trado em Fí­sica na Uni­ver­si­dade Es­tatal de Mos­covo, en­quanto que o Dou­to­ra­mento e a agre­gação em Fí­sica fê-los no Ins­ti­tuto Su­pe­rior Téc­nico.

Foi vice-pre­si­dente do Con­selho Di­rec­tivo da Uni­dade de Ci­ên­cias Exactas e Hu­manas, pre­si­dente do Con­selho Pe­da­gó­gico da Fa­cul­dade de Ci­ên­cias e Tec­no­logia e membro do Se­nado da Uni­ver­si­dade do Al­garve. Ac­tu­al­mente, in­tegra o Con­selho Geral da Uni­ver­si­dade. Fundou e in­te­grou a pri­meira di­recção do Centro de Ci­ência Viva do Al­garve.

Nas elei­ções le­gis­la­tivas de 2009, foi o pri­meiro can­di­dato da CDU pelo cír­culo de Faro.



Mais artigos de: Presidenciais 2011

Valorizar os direitos dos emigrantes

Numa vi­sita a vá­rios países da Eu­ropa, Fran­cisco Lopes ouviu as as­pi­ra­ções das co­mu­ni­dades por­tu­guesas e trans­mitiu-lhes a sua de­ter­mi­nação de tudo fazer para que te­nham as me­lhores con­di­ções nos países e ci­dades onde re­sidem.

Comissão de Apoio no sector dos transportes

Está a circular, nas empresas de transportes do distrito de Lisboa, um apelo público de apoio à candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República. Os primeiros 76 subscritores, integrantes da Comissão de Apoio no Sector dos Transportes de Lisboa, são...