X AOC do Barreiro do PCP

Dar mais força à luta

A X As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia do Bar­reiro do PCP, re­a­li­zada no sá­bado, as­sumiu como pri­o­ri­tária a in­ten­si­fi­cação da luta contra a po­lí­tica de di­reita e a mo­bi­li­zação para a Greve Geral de 24 de No­vembro.

Só com um Par­tido mais forte será pos­sível cons­truir o so­ci­a­lismo

Image 5892

Tendo como lema Lutar por Abril, re­forçar o PCP, a As­sem­bleia contou com a par­ti­ci­pação de 260 de­le­gados, eleitos nas as­sem­bleias ple­ná­rias das or­ga­ni­za­ções de base. Re­a­li­zada num mo­mento em que os tra­ba­lha­dores e o povo estão a ser alvo de for­tís­simos ata­ques contra os seus di­reitos e con­di­ções de vida, a As­sem­bleia as­sumiu como pri­o­ri­tária a rup­tura com as ac­tuais po­lí­ticas e a ne­ces­si­dade da luta por uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda.

O re­forço da or­ga­ni­zação e in­ter­venção do Par­tido foi outro dos as­suntos a me­recer uma es­pe­cial atenção na As­sem­bleia. Os co­mu­nistas bar­rei­renses con­si­deram que face aos de­sa­fios que estão co­lo­cados à classe ope­rária, aos tra­ba­lha­dores e a todas as ca­madas la­bo­ri­osas do povo só com um PCP mais forte e in­ter­ven­tivo será pos­sível romper com a ex­plo­ração e em­pre­ender a cons­trução de uma de­mo­cracia avan­çada e do so­ci­a­lismo.

Nas 40 in­ter­ven­ções re­a­li­zadas, abordou-se a re­a­li­dade con­ce­lhia nas suas di­versas ver­tentes, da si­tu­ação so­cial e la­boral nas em­presas às au­tar­quias. Para além dos mi­li­tantes co­mu­nistas do con­celho, to­maram da pa­lavra Mar­ga­rida Bo­telho, membro da Co­missão Po­lí­tica e res­pon­sável pela Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal do Par­tido, e Fran­cisco Lopes, dos or­ga­nismos exe­cu­tivos do Co­mité Cen­tral e can­di­dato à Pre­si­dência da Re­pú­blica.

Este úl­timo abordou di­versas ques­tões ac­tuais da si­tu­ação po­lí­tica na­ci­onal e des­tacou a im­por­tância de um can­di­dato que pro­ta­go­niza um pro­jecto pró­prio que aponta o ca­minho da par­ti­ci­pação ac­tiva da luta dos tra­ba­lha­dores e do povo por­tu­guês – a única que as­se­gu­rará a der­rota da po­lí­tica que com­pro­mete o pre­sente e o fu­turo do País, con­tri­buindo para a con­ver­gência das forças pa­trió­ticas e de es­querda.

A re­so­lução po­lí­tica foi apro­vada, na sequência do de­bate e de 145 al­te­ra­ções pro­postas pelos de­le­gados. Foram ainda apro­vadas quatro mo­ções: uma re­a­fir­mando a de­fesa da con­cre­ti­zação da Ter­ceira Tra­vessia do Tejo (Chelas-Bar­reiro) com as três ver­tentes; outra ma­ni­fes­tando o em­pe­nha­mento da or­ga­ni­zação do Par­tido na cam­panha pre­si­den­cial de Fran­cisco Lopes; outra ainda apoi­ando a ma­ni­fes­tação de 20 de No­vembro da Cam­panha «Paz Sim! NATO Não!»; e, fi­nal­mente, uma úl­tima re­la­tiva à Greve Geral.

A nova Co­missão Con­ce­lhia, com­posta por 47 ele­mentos, tem uma mai­oria ope­rária e re­flecte a par­ti­ci­pação ac­tiva e in­tensa dos mem­bros do Par­tido nas di­versas or­ga­ni­za­ções do mo­vi­mento ope­rário, as­so­ci­a­tivo e po­pular do con­celho, sendo que 40 por cento dos seus mem­bros não in­te­gravam o an­te­rior or­ga­nismo di­ri­gente.



Mais artigos de: PCP

Defender a indústria têxtil

Num jantar em Gui­ma­rães, no âm­bito da cam­panha Por­tugal a Pro­duzir, Je­ró­nimo de Sousa afirmou que a in­dús­tria têxtil e do ves­tuário não tem que estar con­de­nada. Mas para isso é ne­ces­sário mudar de po­lí­tica.

PCP promove candidatura

O PCP pro­moveu, an­te­ontem, uma ini­ci­a­tiva de apoio à can­di­da­tura da Ar­rá­bida a Pa­tri­mónio Mun­dial. Je­ró­nimo de Sousa su­bli­nhou o po­ten­cial do ter­ri­tório e de­fendeu «o uso mais ra­ci­onal e es­tra­té­gico dos seus re­cursos na­tu­rais».

Restrição à propaganda é inconstitucional

O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto emitiu um acórdão no dia 11 de Outubro onde dá razão ao PCP no que se refere às limitações impostas pela Câmara Municipal à colocação de propaganda política. Afirma o...

Prioridade ao reforço orgânico

Quatro anos volvidos, e com a participação de cerca de uma centena de delegados e convidados, a Casa do Povo de Beringel, devidamente engalanada com a exposição comemorativa dos 35 anos da Reforma Agrária, recebeu, no passado dia 2 de Outubro, a XI Assembleia...

<i>RTP</i> dá cobertura a iniquidades

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP enviou à direcção de programas da RTP uma carta onde expressa o seu repúdio pelo conteúdo da reportagem Empregado Precisa-se, no âmbito do programa Linha da Frente, transmitido pela televisão no...

A água é de todos!

Prossegue em Coimbra a campanha do PCP A água é de todos! Não pode ser um negócio. Lançada ainda antes da Festa do Avante! Pela Comissão Concelhia local do Partido, a campanha consta da recolha de assinaturas dos cidadãos do concelho contra a privatização da...

Resistir!

Em comunicados dirigidos aos trabalhadores da ANA – Aeroportos de Portugal e do Metropolitano de Lisboa, o PCP acrescenta razões para a resistência a esta política. Os comunistas explicam em quanto é que cada trabalhador «está a ser roubado»: todos os trabalhadores...