Custos acrescidos
A CDU de Vila Nova de Gaia apresentou e fez aprovar uma moção sobre a introdução de portagens nas SCUT, que «implicou um custo acrescido para as famílias e as empresas, sobrecarregou vias secundárias sem as mínimas condições para o tráfego intenso de viaturas ligeiras e pesadas e em simultâneo com o trânsito pedonal, degradou o ambiente, infernizou a vida de muitos gaienses que demoram ainda mais tempo a percorrer o trajecto entre a casa, o trabalho e as escolas, para quem tem de transportar os jovens alunos».
Esta situação, segundo os eleitos do PCP, é «particularmente difícil em alguns pontos, designadamente naqueles onde a via agora portajada foi construída sobre a antiga estrada, como aconteceu com a EN109, em Gulpilhares».
Num outro documento, também aprovado por unanimidade, os comunistas manifestaram a sua solidariedade com os trabalhadores da Valsan, que ameaça encerrar. «Trata-se de uma grande perda, tanto pelos cerca de 200 postos de trabalho em causa como por se tratar de uma empresa metalúrgica relevante para o sector produtivo, que assim ficará mais debilitado», lê-se na moção.