Dar expressão aos sonhos da juventude

Image 6344

«Agora e sempre: ju­ven­tude está pre­sente!» foi a pa­lavra de ordem ou­vida no pas­sado sá­bado, no Te­atro Cons­tan­tino Nery, em Ma­to­si­nhos, e que se aplicou li­te­ral­mente ao co­mício que contou com a pre­sença do Se­cre­tário-geral do PCP, Je­ró­nimo de Sousa. De­pois do mo­mento mu­sical, a cargo dos Ce­ná­culo, in­ter­veio o di­ri­gente da JCP Diogo d' Ávila, que lem­brou o apoio do ac­tual Pre­si­dente da Re­pú­blica a todos os ata­ques que têm sido per­pe­trados contra a ju­ven­tude por­tu­guesa, em clara afronta à Cons­ti­tuição da Re­pú­blica: «É assim em re­lação à edu­cação, à ha­bi­tação, ao em­prego, à cul­tura ou ao des­porto», afirmou o jovem di­ri­gente co­mu­nista.

Apesar de todos os ata­ques, Diogo d' Ávila acre­dita que a ju­ven­tude lu­tará para de­fender a Cons­ti­tuição, no­me­a­da­mente o ar­tigo 70.º, que pre­co­niza que «os jo­vens gozam de pro­tecção es­pe­cial para efec­ti­vação dos seus di­reitos eco­nó­micos, so­ciais e cul­tu­rais», no en­sino, no tra­balho, na ha­bi­tação, no des­porto ou nos tempos li­vres. Este ar­tigo, de­clarou, é «de cada um de nós», ma­ni­fes­tando a sua cer­teza de que todos estão «dis­postos a con­ti­nuar a luta pela sua efec­ti­vação».

A luta em de­fesa dos di­reitos con­sa­grados na Cons­ti­tuição passa, no ime­diato, pela mo­bi­li­zação em torno da can­di­da­tura de Fran­cisco Lopes à Pre­si­dência da Re­pú­blica, afirmou Diogo d' Ávila, ape­lando a que o voto da ju­ven­tude seja em quem «toda a sua vida lutou e mo­bi­lizou» para o cum­pri­mento da Lei Fun­da­mental.

Em se­guida, Je­ró­nimo de Sousa saudou a JCP por, num tempo «con­vi­da­tivo ao con­for­mismo, em que se apela à ju­ven­tude para ficar in­di­fe­rente, para que não lute», ter um papel tão ac­tivo lutas nas es­colas e fun­da­men­tal­mente na Greve Geral. Re­fe­rindo-se à de­fesa do ar­tigo 70.º, o Se­cre­tário-geral do PCP afirmou que a can­di­da­tura e o can­di­dato Fran­cisco Lopes «não pre­ci­saram das elei­ções pre­si­den­ciais para a de­fesa» da­quele ar­tigo, tendo sido sempre pre­sença per­ma­nente em todas as lutas pela de­fesa dos di­reitos da ju­ven­tude. «Com­parem-na com as ou­tras can­di­da­turas», de­sa­fiou, iden­ti­fi­cando-as como «com­pro­me­tidas com as po­lí­ticas de di­reita», con­trá­rias aos «in­te­resses, as­pi­ra­ções e so­nhos da ju­ven­tude».

Enun­ci­ando as graves di­fi­cul­dades com que os jo­vens se de­frontam – como a exis­tência de «mais de 550 mil jo­vens» tra­ba­lha­dores pre­cá­rios, os mi­lhares de de­sem­pre­gados ou os mais de 300 mil jo­vens entre os 15 e os 30 anos que não es­tudam nem tra­ba­lham – Je­ró­nimo de Sousa alertou para as al­te­ra­ções às leis la­bo­rais pro­postas pelo Go­verno, que afectam par­ti­cu­lar­mente os que agora en­tram no mundo do tra­balho. De­pois de apelar aos jo­vens para que «não se re­signem, não se con­formem», o di­ri­gente co­mu­nistas ma­ni­festou-se con­fi­ante que a ju­ven­tude «es­tará dis­posta a fazer a sua parte» na ba­talha das pre­si­den­ciais.



Mais artigos de: PCP

Produção nacional e valorização dos salários

A va­lo­ri­zação dos sa­lá­rios é um factor de de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e so­cial, de­fendeu Je­ró­nimo de Sousa, no dia 17, em Lisboa, num de­bate in­se­rido na cam­panha Por­tugal a Pro­duzir.

«40 anos a cantar o povo e a liberdade»

Cerca de duas cen­tenas de pes­soas par­ti­ci­param, quinta-feira, no Au­di­tório da Junta de Fre­guesia do Feijó, numa ini­ci­a­tiva para as­si­nalar os 40 anos de car­reira de Luísa Basto.

Ofensiva contra os transportes públicos

O País está prestes a as­sistir a uma nova fase do pro­cesso de li­qui­dação do trans­porte pú­blico e das res­pec­tivas em­presas do Sector Em­pre­sa­rial do Es­tado em Por­tugal.

Solidariedade

O mau tempo voltou a atingir, domingo, a Ilha da Madeira. A Freguesia de Curral de Freiras, uma das mais afectadas pela intempérie, com algumas pessoas feridas e casas danificadas, contou com a visita, ontem, de Leonel Nunes, mandatário regional da candidatura de Francisco Lopes à Presidência...