Água é um bem público!
Os comunistas de Ovar acreditam que 2010 «ficará irremediavelmente na história vareira como o ano do início do caminho rumo à privatização da água». Apesar da intensa campanha contra a privatização, dinamizada pelo Partido e que alastrou à população, a Câmara Municipal acabou por levar por diante a entrega do sistema de distribuição de água e saneamento à ADRA, Águas da Região de Aveiro.
Numa nota de 26 de Dezembro, a Comissão Concelhia de Ovar salienta os resultados desta medida: tal como o PCP previu, aliás, no próximo dia 1 de Janeiro a água terá um «aumento absurdo» no concelho, com 12 por cento de aumento para um consumo de 15 metros cúbicos. Para baixos consumos, o preço poderá aumentar 30 por cento, «tendo em conta que as tarifas fixas aumentam 115 por cento (mais do dobro) para a água e 35 por cento para a tarifa de saneamento, que tinha já aumentado de forma brutal com a criação do SIMRIA». Também nos agregados maiores os aumentos são significativos.
O PCP alerta ainda para os aumentos ainda maiores que estão previstos. A concessão, para 50 anos, foi assinada ao abrigo de um contrato de gestão que garante uma remuneração choruda de todos os capitais investidos a uma taxa mínima nunca inferior a 6/7 por cento. Assim, prevêem os comunistas, o preço do serviço quase que duplicará.