Sobre-exploração da terra ameaça milhões

Mil mi­lhões de seres hu­manos numa cen­tena de países estão ame­a­çados pela de­ser­ti­fi­cação pro­vo­cada pelo modo de pro­dução ca­pi­ta­lista ba­seado na ma­xi­mi­zação do lucro.

De acordo com os dados di­vul­gados pelas Na­ções Unidas no âm­bito do lan­ça­mento do de­cénio dos de­sertos e do com­bate à de­ser­ti­fi­cação, que de­corre entre 2010 e 2020, um em cada três ha­bi­tantes do pla­neta vive em terras de­sér­ticas ou em risco de de­ser­ti­fi­cação, au­tên­ticos san­tuá­rios de bi­o­di­ver­si­dade – supõe-se que uma em cada três es­pé­cies cul­ti­vadas ac­tu­al­mente tenha origem neles, e que o sus­tento de me­tade dos ani­mais do mundo de­penda do que ali nasce e se produz –, e im­por­tantes de­pó­sitos de re­cursos na­tu­rais, no­me­a­da­mente com­bus­tí­veis fós­seis.

África e Ásia são os con­ti­nentes mais atin­gidos pela de­ser­ti­fi­cação, e os nú­meros das mi­gra­ções for­çadas que ocorrem em vastas re­giões provam isso mesmo, de­fen­deram es­pe­ci­a­listas reu­nidos pela ONU.

No ar­ranque de mais uma cam­panha que se es­pera não venha a se­guir o mesmo ca­minho da lan­çada em torno das al­te­ra­ções cli­má­ticas (cujo fra­casso na re­cente ci­meira de Cancún serve de exemplo), ar­gu­mentou-se igual­mente que o uso da terra tem, nesta ma­téria, cru­cial im­por­tância, uma vez que a sobre-ex­plo­ração dos solos e o seu aban­dono quando deixam de ser ren­tá­veis, bem como a con­cen­tração das po­pu­la­ções em grandes me­tró­poles são dos prin­ci­pias res­pon­sá­veis pelos danos pro­vo­cados nos eco­sis­temas e pela sua con­se­quente de­ser­ti­fi­cação.



Mais artigos de: Internacional

O anticomunismo não passará

Re­a­gindo a uma nova in­ves­tida an­ti­co­mu­nista na UE, 38 par­tidos co­mu­nistas e ope­rá­rios eu­ro­peus emi­tiram uma de­cla­ração con­junta, que abaixo pu­bli­camos na ín­tegra, na qual de­nun­ciam os pro­pó­sitos da cam­panha e apelam à uni­dade e luta de todas as forças de­mo­crá­ticas, pro­gres­sistas e anti-im­pe­ri­a­listas.

Observadores europeus confirmam

Um grupo de de­le­gados de 28 or­ga­ni­za­ções suíças, alemãs e aus­tríacas con­firmou as de­nún­cias de vi­o­la­ções dos di­reitos hu­manos feitas pela Frente Na­ci­onal de Re­sis­tência Po­pular das Hon­duras e or­ga­ni­za­ções afectas.

Descoberta mais uma vala comum

Defensores dos direitos humanos na Colômbia anunciaram a descoberta de mais uma vala comum no departamento de Meta, região onde, em Dezembro de 2009, foi desvendada a maior vala comum do continente. Nela estavam dois mil cadáveres de «falsos positivos», homens apresentados pelo...

Políca reprime greve<br>na Universidade de Porto Rico

Em greve há uma semana, os estudantes da Universidade de Porto Rico manifestavam-se, no dia 20 de Dezembro, no campus de Rio Pedras, quando a polícia os atacou à bastonada. Grupos de agentes que já ocupavam o campus guardando todos os acessos, impediram os alunos de...