UE adia entrada<br>em Schengen

Bulgária e Roménia não poderão aderir ao espaço Schengen no final de Março, como estava inicialmente previsto, segundo noticiou, dia 7, a agência AFP, citando fontes da Comissão Europeia.

Pouco depois de a França e Alemanha terem exigido a suspensão da entrada daqueles dois países no espaço sem fronteiras, o executivo comunitário fez saber por fontes anónimas que, de facto, «a adesão em Março é impossível. O relatório de avaliação sobre o controlo da Bulgária sobre a sua fronteira com a Turquia é negativo. E não podemos admitir a Roménia sem a Bulgária».

A decisão final será anunciada oficialmente no dia 24 de Fevereiro pelos países da União Europeia (UE).

O espaço Schengen é integrado por 25 estados-membros, dos quais 22 da UE, a Suécia, Noruega e Islândia, abrangendo uma população de mais de 400 milhões de pessoas.



Mais artigos de: Breves Europa

Comércio<br>cai a pique

O comércio a retalho diminuiu em Novembro 0,6 por cento na zona euro e 0,4 por cento na União Europeia, face a Outubro. Portugal registou a maior quebra com 4,2 por cento, seguindo-se a Lituânia, com menos 1,9 por cento, e a Bulgária com uma descida de 1,5 por cento. A categoria...

Trabalhista<br>condenado por <br>gastos abusivos

O antigo deputado trabalhista britânico, David Chaytor, foi condenado, dia 7, a 18 meses de prisão por ter apresentado despesas fraudulentas no valor de 20 mil libras (23 900 euros). Em concreto, Chaytor foi reembolsado por gastos nunca efectuados com a manutenção de equipamento...