Preço dos alimentos bate recorde

O preço geral dos ali­mentos bateu um novo re­corde mun­dial, re­velou a ONU. Em média, o cabaz bá­sico está 24,5 por cento mais caro.

Se­gundo a Or­ga­ni­zação para a Agri­cul­tura e Ali­men­tação (FAO), o ín­dice de 55 ma­té­rias-primas ali­men­tares subiu pelo sexto mês con­se­cu­tivo em De­zembro de 2009, ul­tra­pas­sando o má­ximo ve­ri­fi­cado a meio de 2008, quando aquela agência das Na­ções Unidas ape­lidou a si­tu­ação de crise ali­mentar, e atingiu mesmo o valor mais alto desde o ar­ranque da ac­tual série de preços, ini­ciada em 1990.

A FAO diz que além do açúcar, cujo custo tem vindo a subir desde 2007, também o milho e o trigo, os óleos cu­li­ná­rios e os pro­dutos lác­teos re­gis­taram au­mentos muito sig­ni­fi­ca­tivos, aler­tando para as con­sequên­cias que tal pode vir a pro­vocar no ano de 2011.

A FAO es­tima igual­mente que o preço dos ce­reais possa subir ainda mais du­rante o ano cor­rente, so­bre­tudo se as co­lheitas não forem sa­tis­fa­tó­rias.

Desde o início do ano de 2009, o preço das ma­té­rias-primas ali­men­tares já au­mentou 54 por cento. Açúcar, óleos ali­men­tares e lac­ti­cí­nios cres­ceram entre os 82 e os 112 por cento. A carne va­lo­rizou cerca de 25 por cento e os ce­reais quase 35 por cento.



Mais artigos de: Internacional

Revolta no Magrebe

Os pro­testos ini­ci­ados a meio de De­zembro na Tu­nísia con­ti­nuam e es­ten­deram-se à vi­zinha Ar­gélia. Mi­lhares de pes­soas in­surgem-se contra o de­sem­prego, a ca­restia de vida e a re­pressão.

Crime imperialista sem castigo

Uma in­ves­ti­gação re­cente mostra que o nú­mero de bebés com de­feitos con­gé­nitos nas­cidos em Fal­lujah após o as­salto das forças ocu­pantes dos EUA atinge ní­veis de epi­demia.

EUA enviam mais 1400 soldados

Enquanto a propaganda imperialista continua a referir que os EUA prevêem começar a retirada das suas tropas do Afeganistão a partir deste ano, o governo norte-americano decidiu enviar mais 1400 soldados para o território ocupado. A decisão, supostamente assumida pelo secretário...

RPD da Coreia propõe diálogo incondicional

A República Popular Democrática da Coreia reiterou, a semana passada, a vontade de reunir com partidos, organizações e autoridades sul-coreanas, em qualquer lugar e sem qualquer condição prévia, para tratar de assuntos relacionados com a distensão das...

Pobreza e défice nos EUA

O número de norte-americanos pobres é maior do que se calculava. Dados divulgados na passada sexta-feira indicam que o total ascendeu, em 2009, a 15,7 por cento da população ou 47,8 milhões de pessoas, isto é, quase um em cada seis cidadãos. Importa ainda referir que o...

Chilenos contra aumento do gás

Milhares de pessoas protestaram, segunda-feira, na cidade de Punta Arenas, no Sul do Chile, contra a anunciada subida do preço do gás em quase 17 por cento. A região é das maiores produtoras daquele combustível e para os seus habitantes o gás é um bem fundamental para...