Cipriotas-turcos pararam território

Image 6630

De­zenas de mi­lhares de ci­pri­otas-turcos ma­ni­fes­taram-se, sexta-feira, contra as me­didas an­ti­po­pu­lares im­postas pela Tur­quia no ter­ri­tório ocu­pado em 1974. De acordo com a pla­ta­forma que con­vocou a jor­nada, com­posta por cerca de 30 sin­di­catos, mais de 40 mil pes­soas par­ti­ci­param na marcha em Ni­cósia, e a adesão à greve no Norte da ilha foi mas­siva, pa­ra­li­sando todas as ac­ti­vi­dades.

Em causa está a im­po­sição da re­dução dos sa­lá­rios na Ad­mi­nis­tração Pú­blica até 40 por cento e um novo pa­cote de pri­va­ti­za­ções, no âm­bito do qual as au­to­ri­dades turcas pre­tendem ali­enar as em­presas de te­le­co­mu­ni­ca­ções e de for­ne­ci­mento de energia eléc­trica, e a maior uni­ver­si­dade local.

Os par­ti­ci­pantes de­nun­ci­aram ainda os au­mentos nos preços dos bens es­sen­ciais, a vaga de des­pe­di­mentos e os im­postos apli­cados, por exemplo, sobre as re­formas e pen­sões.

Muitos dos par­ti­ci­pantes le­varam ainda tarjas contra a ocu­pação turca, o que pro­vocou a ira do pri­meiro-mi­nistro de­le­gado por An­cara, Irsen Kucuk, que os acusou de re­volta contra a so­be­rania da Tur­quia.



Mais artigos de: Europa

Greve geral bem sucedida

De­zenas de mi­lhares de tra­ba­lha­dores bascos, ga­legos e ca­ta­lães ade­riram à pa­ra­li­sação e às ma­ni­fes­ta­ções or­ga­ni­zadas pelas cen­trais sin­di­cais lo­cais contra o au­mento da idade da re­forma, acor­dado pelo go­verno e o pa­tro­nato, e subs­crito pelas Co­mi­si­ones Obreras (CCOO) e pela UGT.

Contra os cortes no sector público

Mi­lhares de pes­soas par­ti­ci­param, sá­bado, em Lon­dres e Man­chester, nos pro­testos con­vo­cados por or­ga­ni­za­ções es­tu­dantis e sin­di­catos contra as me­didas de aus­te­ri­dade im­postas pelo go­verno.

Gregos voltam aos protestos

Trabalhadores dos transportes, médicos do serviço de saúde público e farmácias fazem regressar os protestos à Grécia na semana em curso. As jornadas de luta contra as medidas governamentais aplicadas a troco dos empréstimos da UE e FMI iniciaram-se, segunda-feira,...

Metalúrgicos invadem ruas

Milhares de operários metalúrgicos italianos manifestaram-se, sexta-feira, em 20 cidades italianas, no mesmo dia em que cumpriram uma greve no sector cuja adesão rondou os 80 por cento. Convocados pela Federação Italiana dos Trabalhadores Metalúrgicos, os operários...

Milhares contra a censura

Pela liberdade de imprensa, milhares de húngaros protestaram, quinta-feira, em Budapeste. Os manifestantes concentrados na praça Kossuth, no centro da capital, rejeitaram a lei aprovada pelo governo conservador de Viktor Orban, que acusam de impor a censura. A norma, que entrou em vigor no primeiro dia de...

Uma crise conveniente

O aprofundamento da crise económica e financeira do capitalismo está a gerar profundas mudanças no processo de integração capitalista europeia. Utilizando as portas abertas pela crise e pela entrada em vigor do Tratado de Lisboa, as grandes potências da...