Comemorações por todo o País
Para além das grandes iniciativas comemorativas do 90.º aniversário do PCP, que contaram com a participação do Secretário-geral, realizaram-se muitas outras por todo o País. Em Setúbal, no sábado, foram colocadas 90 bandeiras do PCP por toda a cidade – uma por cada ano da sua história heróica – enquanto que no Barreiro, Palmela Sesimbra e Almada se procedeu ao hastear da bandeira do Partido nos Centros de Trabalho ao som d' A Internacional.
Almoços e jantares foram mais que muitos, de Norte a Sul do País e mesmo na Suíça, onde 80 pessoas fizeram questão de marcar presença na comemoração do aniversário do PCP. Na ocasião, Rosa Rabiais, do Comité Central, sublinhou a importância do PCP, hoje, contra a intensificação da exploração e na defesa dos direitos dos trabalhadores. Em Évora, José Casanova, do Comité Central, e o histórico dirigente comunista António Gervásio participaram num debate onde se falou dos mais relevantes momentos do percurso do Partido e da luta dos operários agrícolas do Sul, que conquistaram a jornada de oito horas no ano de 1962.
A célula do PCP no Arsenal do Alfeite está a assinalar o 90.º aniversário do Partido com a distribuição de um número especial do seu boletim, O Plano Inclinado. Os comunistas chamam para a primeira página, em grande plano, Bento Gonçalves, operário arsenalista e secretário-geral do PCP desde 1929 até à sua morte no Campo de Concentração do Tarrafal em 1942. No interior, destaca-se a importância deste dirigente para a construção do PCP, citando outro histórico militante comunista, Francisco Miguel, que com ele esteve no Tarrafal. O boletim dá ainda uma especial atenção aos 80 anos do Avante!.
Também nos chegaram notícias da pintura de murais, como sucedeu em Vila Franca de Xira ou em Braga, este último por iniciativa da JCP.