Saudação aos 80 anos do PC da Venezuela

Em nota enviada ao Partido Comunista da Venezuela (PCV), o Comité Central do PCP saudou fraternalmente, em nome do colectivo dos comunistas portugueses, o 80.º aniversário do PCV.

«Esta é uma data plena de significado na vida dos comunistas venezuelanos, evocativa e convocadora de páginas intrépidas de dignidade e abnegação revolucionárias, que encerram um percurso histórico percorrido sempre lado a lado com as lutas de classe dos trabalhadores e das massas populares contra a exploração, a ditadura e o imperialismo, desfraldando as bandeiras da libertação nacional, da solidariedade internacionalista e do socialismo», diz o texto.

«Simbolicamente, o aniversário que agora se cumpre coincide com os 200 anos da independência da Venezuela. É por isso justo e oportuno assinalar, neste tempo extraordinário em que as sementes fecundas lançadas pela gesta imortal de Bolívar voltam a desabrochar, que o PCV esteve, desde a primeira hora, com a dinâmica e os objectivos libertadores encarnados pela Revolução Bolivariana, demonstrando o compromisso inabalável com a causa do povo venezuelano e o papel transcendente desempenhado pela intervenção dos comunistas na defesa e aprofundamento do processo revolucionário», acrescenta-se.

Para o PCP, «este é um tempo que encerra no plano global grandes potencialidades de sobressaltos e avanços de cariz progressista e revolucionário, mas que, simultaneamente, transporta grandes ameaças e incertezas, que decorrem do desenvolvimento e ampliação da crise sistémica do capitalismo.

«A vasta onda de revolta que assola o mundo árabe e os sinais de crescente descontentamento e de novas energias e disponibilidade para a luta que chegam praticamente de todo o mundo, vêm sublinhar a imperiosa necessidade de fortalecer a organização do movimento revolucionário e, particularmente, de reforçar o papel dos partidos comunistas e do projecto revolucionário do socialismo, aprofundando a convergência e cooperação internacionalista, a par da articulação consequente das forças progressistas e anti-imperialistas.

«Reiterando-vos a solidariedade do PCP, queremos expressar-vos o desejo dos maiores êxitos na acção e luta do Partido Comunista da Venezuela, reafirmando a vontade em aprofundar as relações de amizade e cooperação que unem os nossos dois partidos», conclui o documento.



Mais artigos de: Internacional

Regimes e imperialismo contra os povos

Os regimes reaccionários árabes procuram conter as crescentes revoltas populares, e o imperialismo tenta garantir o controle da Líbia ao mesmo tempo que se abstém-se de criticar os países que reprimem os povos em luta.

Protesto popular cresce no Wisconsin

O movimento contra a chamada Lei de Rectificação Orçamental proposta pelo governador do Wisconsin, Scott Walker, continua a granjear apoio nacional e internacional. O protesto transformou-se em ampla resistência, com manifestações, comícios, vigílias e outras acções sob a palavra de ordem «matemos a Lei».

Comunistas aumentam votação apesar do sufrágio sujo

O partido do primeiro-ministro Vladimir Putin declarou-se vencedor das eleições de domingo em 12 regiões e repúblicas russas. De acordo com os dados provisórios da Comissão Eleitoral, difundidos por agências internacionais, o Rússia Unida (RU) assegurou 374 dos 540...

PCP recebe PC da China

Uma delegação do Partido Comunista da China, de visita ao nosso País, foi recebida na sede nacional do PCP pelo Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, no passado dia 4 de Março. A delegação chinesa, chefiada pelo vice-secretário do...

Mercenários no Afeganistão

Quase 19 mil soldados da fortuna estão ao serviços da NATO no território, diz um relatório recente apresentado pelo Congresso dos EUA. No total, os homens afectos a empresas de segurança privada ascendem a 18 919, o que revela a triplicação do número registado no...