Criação da Associação Conquistas da Revolução

O primeiro passo

Mais de uma centena de pessoas, civis e militares, marcaram presença, sexta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa, num jantar de confraternização que constituiu a primeira iniciativa, com expressão pública, para a criação da Associação Conquistas da Revolução.

A Associação já conta com várias dezenas de adesões

Image 7110

Henrique Mendonça, da Comissão Promotora da Associação, numa breve intervenção, sublinhou a importância de criar a Associação – que apresentou como «imposição patriótica» – e informou que a Associação conta já com «várias centenas de adesões».

Falou a seguir José Emílio da Silva, que relembrou alguns momentos marcantes do processo revolucionário, designadamente: a derrota do golpe de 11 de Março de 1975; a Assembleia do MFA que decidiu a criação do Conselho da Revolução; as tomadas de posse e a acção desenvolvida pelos IV e V governos provisórios, presididos pelo General Vasco Gonçalves e dos quais o próprio José Emídio da Silva foi ministro da Educação e Cultura; e «o avanço impetuoso para as conquistas da Revolução, que viriam a transformar profunda e positivamente Portugal – e que, posteriormente consagradas na Constituição da República Portuguesa, viriam a moldar a democracia de Abril».

A encerrar as intervenções, outro membro da Comissão Promotora da Associação, António Modesto Navarro, acentuou a importância, no contexto actual – face à ofensiva que há mais de 35 anos tem vindo a destruir as conquistas da Revolução e a democracia de Abril – da criação de uma Associação tendo como referência primordial a Revolução de Abril e as suas conquistas históricas, bem como figuras marcantes a ela ligadas, em primeiro lugar o General Vasco Gonçalves.

Explicou, ainda, que só «por impedimentos legais» a Associação não adoptou a designação inicialmente prevista: Associação Vasco Gonçalves. Mas irá divulgar a sua «figura ímpar, o seu exemplo de dignidade, de coragem, de inteireza de carácter, a sua superior estatura moral, política, intelectual e humana, a sua dedicação a Portugal e aos portugueses – bem como promover a divulgação e o estudo do seu pensamento e da sua obra».

Garantiu, no entanto, que «o exemplo, a obra, o pensamento do Companheiro Vasco, enquanto património nacional e da Revolução de Abril, constituirão referências fundamentais da Associação Conquistas da Revolução».

Naquele jantar de confraternização foi ainda anunciada a realização da Assembleia Constitutiva da Associação Conquistas da Revolução, bem como outras iniciativas, de diverso tipo, a levar a cabo, designadamente: a participação nas Comemorações Populares do 25 de Abril e na Manifestação do 1.º de Maio; a comemoração de outras datas relevantes do processo revolucionário; o assinalar do 90.º aniversário do nascimento do General Vasco Gonçalves e a realização de uma Romagem ao túmulo do Companheiro Vasco, no dia 11 de Junho, pelas 11 horas.

No jantar participaram diversas personalidades militares e civis, entre os quais: Varela Gomes, Bilstein Sequeira, Manuel Begonha, Vasco Costa Santos, Lemos Pinheiro, Sequeira Alves, Manuel Custódio, Loureiro Barbosa, Álvaro Martins, António Várzea, Manuel Carvalho, José Santa-Bárbara, Samuel Quedas, Daniel Cabrita, Sérgio Ribeiro, Rodrigo de Freitas, Armando Myre-Dores, Eufrázio Filipe, Guilherme Satter, Francisco Melo, Filipe Diniz, Vítor Neves, Armando Melo, Armando Teixeira, Paulo Maia.



Mais artigos de: Nacional

Lutar para assegurar o futuro

Por todo o País, milhares de estudantes do ensino básico, secundário, superior e profissional manifestaram-se quinta-feira, 24, Dia Nacional do Estudante, em sinal de protesto contra a política seguida nos últimos 34 anos pelo PS e PSD, com ou sem o apoio do CDS.

Instituído em 1962 e marcado pela luta contra o regime fascista e pela liberdade, o dia 24 de Março tornou-se um dia histórico para o movimento estudantil. Hoje, como no passado – salvaguardadas as devidas diferenças –, os estudantes voltam a sair à rua e exigem uma escola pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos, tal como está consagrado na Constituição da República.

Jovens protestam em Lisboa

Amanhã é dia de luta pelos direitos dos jovens trabalhadores. Convocada pela Interjovem/CGTP-IN, terá lugar, em Lisboa, às 14.30 horas, uma manifestação nacional contra a precariedade, o desemprego e os baixos salários.

Denúncia e condenação em Lisboa

Centenas de pessoas manifestaram-se, dia 23 de Março, frente à Embaixada dos EUA em Portugal, contra a agressão imperialista aos povos da Líbia e do Baharein, e exigiram a paz. À concentração de Lisboa juntaram-se muitos outros, em todo o mundo, como aconteceu no Porto ou em Nova Iorque.

Marcha pela educação

Professores, educadores, pais e encarregados de educação, psicólogos, inspectores e muitos outros cidadãos que acreditam que a escola pública faz a diferença, vão participar, sábado, em Lisboa, numa marcha nacional pela educação, que tem início...

Em Portugal no início de Novembro

A próxima Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) vai decorrer em Portugal no próximo mês de Novembro. Tal, reflecte «o compromisso profundo que a JCP tem, desde sempre, com a Federação, e que tem sido...

Governo transforma serviço público em negócio

Por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água, que se assinalou a 22 de Março, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e a Associação Água Pública apelaram à luta contra o violento ataque económico aos...

JCP na Futurália

A JCP esteve, entre os dias 16 e 19 de Março, na Futurália, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa. «Foi um importante momento de reforço da organização, nomeadamente ao nível dos recrutamentos», valorizam os jovens comunistas, que ali manifestaram a sua...

«Um mundo de direitos»

O núcleo de Coimbra da Associação Pioneiros de Portugal, numa perspectiva de dinamização e tendo em vista a promoção de actividades que contribuam para a criatividade e potenciem o interesse e a promoção da defesa dos direitos da...

Concentração de agricultores em Braga

Milhares de agricultores são esperados, hoje, quinta-feira, em Braga, para uma manifestação que pretende chamar a atenção da opinião pública e dos órgãos de soberania para a grave crise que vive a lavoura nacional e os produtores pecuários. O...