Defender e potenciar o mar

O mar foi o tema de um debate realizado a semana passada em Peniche inserido na campanha do PCP Portugal a Produzir. Vários intervenientes abordaram a situação dos diversos sectores relacionados com a actividade marítima, nomeadamente as pescas, a energia, o turismo, os transportes e a biodiversidade.

O deputado comunista no Parlamento Europeu, João Ferreira, denunciou a atitude de subserviência que tem caracterizado a intervenção dos sucessivos governos face às orientações da Política Comum de Pescas, que prevê que mais de metade do investimento seja destinado ao abate da frota. O deputado informou que o PCP apresentou no Parlamento Europeu mais de 50 propostas de emenda ao relatório da reforma da Política Comum de Pescas, aguardando-se ainda pela versão final.

Henrique Bertino, do sindicato dos pescadores, José António Amador, da Mútua dos Pescadores, os vereadores Jorge Amador e Jorge Abrantes, e o pescador João Delgado manifestaram as suas preocupações quanto ao futuro do sector das pescas. O presidente da Câmara Municipal, José António Correia, sublinhou a importância da pesca pelas implicações sociais que tem no concelho e salientou o grande esforço desenvolvido pela autarquia na valorização dos diversos sectores e actividades relacionados com o mar, como seja o turismo – o surf, por exemplo, atrai milhares de pessoas ao concelho, sendo ainda de salientar a candidatura das Berlengas a património da biosfera. José António Correia lembrou ainda que Peniche é o principal porto nacional em volume de pescado.

Luís Vicente, que durante a década de 90 foi director da área protegida das Berlengas, denunciou a desresponsabilização dos organismos oficiais na gestão e preservação de áreas protegidas, nomeadamente na orla marítima, o que acaba por pôr em causa os ecossistemas.

Coube a Jorge Pires, da Comissão Política, encerrar o debate valorizando o lançamento da campanha nacional Portugal a Produzir, que permitiu demonstrar o valor estratégico da produção nacional como forma de dar combate à dependência externa.



Mais artigos de: PCP

Um colectivo mobilizado para todas as batalhas

A VIII Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, realizada no domingo na Cova da Piedade, em Almada, constituiu um momento ímpar da mobilização dos comunistas para os duros combates que aí vêm.

Não ao FMI!

A CDU realiza na próxima terça-feira, 19 de Abril, a sua primeira jornada nacional de propaganda no quadro das eleições legislativas de 5 de Junho.

Comunistas na linha da frente

Os comunistas estão na linha frente da luta contra a exploração e pelos direitos dos trabalhadores, intervindo quer através das suas células e organizações locais quer dos seus eleitos.

Contra a privatização da <i>CP</i>

Cerca de uma centena de pessoas desfilou, quinta-feira, 7 de Abril, em Queluz, concelho de Sintra, contra a privatização da linha de comboios suburbanos da CP e pela defesa do carácter público daquela infraestrutura. A marcha realizada entre os Quatro Caminhos e o Largo da...

PCP reuniu com BE

As direcções do PCP e do BE encontraram-se na sexta-feira, dia 8, na Assembleia da República para trocarem opiniões e pontos de vista sobre a situação económica e social do País, menos de dois dias depois de ter sido conhecida a decisão do Governo de pedir a...

Encontro nacional do PCP

É já no próximo domingo que se realiza, na Voz do Operário, em Lisboa, o Encontro Nacional do PCP sobre as Eleições Legislativas. Com início às 10h30, o encontro é um importante momento na construção da campanha eleitoral da CDU, preparando o...

<i>Assim Foi Temperado o Aço</i>

Sai para a semana o novo título da Biblioteca Avante!. Trata-se do célebre romance Assim Foi Temperado o Aço, cujo autor, Nikolai Ostróvski, foi definido desta forma pelo grande escritor Romain Rolland: «As mais importantes obras de arte de uma revolução são os...