Editorial

SERENA CONFIANÇA

Já aqui escrevemos diversas vezes que, para os militantes de um partido que definiu como seu objectivo supremo a...
Opinião
Actual

Capatazes e trafulhas

É ilegítima e inaceitável a operação de brutal imposição ao nosso País do pacto de...
Actual

O FMI para leigos

Façamos uma espécie de ficha. O FMI é uma estrutura de coordenação financeira do grande capital...
Actual

Por isso estamos cá

Um rápido olhar pelas páginas dos jornais ou pelos noticiários televisivos é quanto basta para ter uma ideia do...
Crónica Internacional

Cuba e a Revolução

Os média trataram o VI Congresso do Partido Comunista Cubano como um Congresso em que tudo está decidido à partida...
A talhe de foice

O frenesim

As televisões – todas as televisões – andam num mesmo frenesim: não perdem pitada das andanças da...
PCP

Cai a máscara do CDS

Se há coisa que não oferece dúvidas é que o CDS sempre esteve totalmente comprometido com a política de direita. Mas também é verdade que vem ensaiando uma meticulosa operação de branqueamento das suas verdadeiras políticas, sempre bem apoiada mediaticamente.

Em Foco

Conquistar votos, olhos nos olhos

Mais de mil militantes do PCP participaram, domingo, no Encontro Nacional do Partido sobre as Eleições Legislativas de 5 de Junho. A sete semanas do acto eleitoral, comunistas de todo o País trocaram opiniões sobre o estilo de campanha e afinaram os argumentos a utilizar. Saíram todos da Voz do Operário mais mobilizados para enfrentar a batalha do esclarecimento.

Esclarecer, apontar caminhos e dar confiança

Numa campanha construída fundamentalmente à base do contacto directo com os trabalhadores e o povo é da maior importância ter uma argumentação que aponte as causas e responsáveis pela situação do País e afirme a CDU como a força da alternativa.

Está nas mãos do povo dar a volta a isto!

Na intervenção de encerramento do Encontro Nacional do PCP, Jerónimo de Sousa responsabilizou PS, PSD e CDS pela situação a que o País chegou, lembrando que estes três partidos querem que continuem a ser os trabalhadores e o povo a pagar a crise. Só o voto na CDU, garantiu o Secretário-geral do Partido, conta para construir uma política patriótica e de esquerda. Transcrevemos em seguida a intervenção de Jerónimo de Sousa.

Viva a Comuna!

 Dezenas de milhares de communards foram executados pelas tropas de Versalhes Na introdução...
PCP

Há que dizer <i>não</i> ao FMI

O Secretário-geral do PCP, em declaração pública à comunicação social, revelou anteontem que o Partido rejeitou uma proposta de reunião com o grupo do FMI, UE e BCE.

Homenagem ao intelectual que não desertou

O salão do Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, encheu-se para homenagear Bento de Jesus Caraça, «figura ímpar da nossa história recente como cientista, pensador marxista e homem de cultura, como intelectual comprometido com as aspirações e as lutas do seu povo, como militante comunista, como corajoso combatente pela unidade democrática e antifascista», destacou Jerónimo de Sousa no encerramento da iniciativa, realizada anteontem.

Todos ao 25 de Abril

Está marcado para as 15h00 de segunda-feira, 25, o início do desfile popular de...
Trabalhadores

Chega de sacrifícios em vão

A CGTP-IN combaterá as políticas da UE e do FMI «com este ou outro Governo», garantiram, dia 14, os participantes no Plenário de Sindicatos, apelando à mobilização e ao voto «contra o PEC IV e as políticas de mais sacrifícios».

A <i>EDP</i> tem que pagar mais

Enquanto a EDP decidia pagar mais de 621 milhões de euros aos accionistas, a Fiequimetal/CGTP-IN defendia que «a riqueza tem que ser melhor distribuída por aqueles que trabalham para a criar».

Maio é luta

Realizar «um excepcional 1.º de Maio» que contribua para a derrota da política de...

Corticeiros exigem justiça

Algumas dezenas de trabalhadoras e trabalhadores das empresas corticeiras Vinocor e Subercor, do Grupo Suberus,...
Nacional

Um trabalho ímpar na defesa do País

O PCP divulgou, quarta-feira, o balanço da sua actividade parlamentar, que é simultâneamente um compromisso com a mudança que o voto na CDU comporta. Seja qual for o resultado das próximas legislativas, as propostas serão retomadas como prioridades e objecto de iniciativas parlamentares.

Fazer crescer a CDU

Jerónimo de Sousa participou, quinta-feira, na apresentação pública do mandatário distrital, Vítor Ranita, e do primeiro candidato da CDU, Honório Novo, pelo círculo eleitoral do Porto.

Sempre com as populações

No dia 13 de Abril, num agradável convívio onde estiveram mais de uma centena de pessoas, a CDU apresentou o mandatário...

Utentes indignados

A luta dos utentes contra a introdução de portagens nas SCUT e em defesa dos serviços de...
Europa

Vaga populista

O partido conservador Kokoomus venceu as eleições legislativas finlandesas, realizadas no domingo, nas quais a extrema-direita emergiu como terceira força, quase exequo com os sociais-democratas.

Internacional

EUA financiam oposição síria

Dois textos confidenciais atribuídos ao departamento de Estado dos EUA indicam que Washington financia grupos da oposição síria e um canal de televisão com o intuito de derrubar o presidente Bashar Al-Assad.

Povo não desarma

Pela segunda vez em quinze dias, os trabalhadores e o povo hondurenho aderiram massivamente a uma paralisação em todo o país. Nem a repressão impediu a iniciativa realizada em defesa dos direitos sociais, laborais e políticos.

Temas

Colocando o Cosmos no lugar do «Céu»

No dia 12 de Abril de 1961 a Humanidade colocava-se pela primeira vez em órbitra sobre o planeta onde se desenvolveu. Chamaram-lhe a entrada na Era Espacial, marcando um novo salto na capacidade que os Homens revelam de tornar reais sonhos que às anteriores gerações pareceram impossíveis.

O homem que protagonizou esse acontecimento era soviético, cidadão da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, militante do Partido Comunista e chamava-se, como sabemos todos, Yuri Gagárine.

Um olhar sobre a agricultura e o ambiente *

A agricultura, como qualquer outra actividade humana, pressupõe uma interacção entre o homem e a Natureza.

O homem é parte integrante da Natureza e age sobre ela, sobre os seus recursos e elementos constituintes – água, solo, seres vivos. É através do seu trabalho, da acção criadora sobre estes recursos, que o homem satisfaz necessidades básicas, como a da alimentação, e outras.

Argumentos
Pontos Cardeais

Pagamentos

Veio tudo escarrapachado esta semana no Jornal de Notícias: Paulo Portas, como ministro da Defesa da anterior coligação...
TVisto

O empresário e a fome

Como se saberá, está em curso na RTP1 uma série de entrevistas, uma por dia excepto ao domingo, com figuras...
Aconteceu

Corpo de Allende exumado

Os restos mortais do ex-presidente Salvador Allende vão ser exumados, na segunda quinzena de Maio, para a...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

«Portas aceitou pagar 30 milhões a mais pelos submarinos /Alemães reduziram...