Editorial

LEVAR A LUTA AO VOTO

Domingo é dia de luta. Luta importante na qual as massas populares vão intervir tendo o voto como arma principal e assim...
Opinião
A talhe de foice

Pepinada

A crise geral do capitalismo que nos tocou em sorte viver mergulhou a União Europeia numa tragédia grega –...
Crónica Internacional

Pedrada no pântano

As eleições de domingo realizam-se num momento de agravamento acelerado da crise do capitalismo. Na União Europeia...
Actual

Mas quem será?

Eu sei que esta coluna é para tratar de coisas sérias de forma séria. Mas eu não sou capaz de deixar de pensar...
Actual

Os iguais e os diferentes

Domingo será um excelente dia para pensar nos partidos que são iguais e nos que são diferentes. Além de todas as...
Em Foco
Legislativas 2011

Votar CDU sem hesitações

Dirigindo-se «aos que ainda estão indecisos, porque há muito se sentem enganados por anos e anos de promessas vãs, e vacilam em dar o seu voto temendo ser enganados de novo», Jerónimo de Sousa disse «que é hora de vencer hesitações» e votar «na força de esquerda que se tem batido na defesa das condições de vida dos trabalhadores e das populações», e se diferencia de todas as outras porque «jamais deixará de cumprir a sua palavra».

É preciso votar CDU

A seis dias das eleições legislativas, o Litoral Alentejano recebeu, com alegria e confiança num bom resultado eleitoral, a Campanha da CDU, que contou com a presença, entre muitos outros candidatos e activistas, de Jerónimo de Sousa, Francisco Lopes e Heloísa Apolónia.

Virar uma página negra da história nacional

A população do distrito de Setúbal conhece a acção ímpar dos comunistas e dos seus aliados no poder local, tendo todas as razões para votar na CDU, defendeu Jerónimo de Sousa no comício de Setúbal realizado no dia 28.

O resultado da CDU está a ser construído

A CDU está a crescer, afirmou Jerónimo de Sousa no dia 26, em Lisboa, no final de uma jornada em que apelou à luta dos jovens e recebeu o apoio à Coligação de 650 trabalhadores dos transportes.

Évora quer mais e melhor saúde

O Teatro Garcia de Resende recebeu, domingo, em Évora, «o maior comício desta campanha no distrito», confirmou o cabeça de lista, João Oliveira, garantindo que o voto na Coligação PCP-PEV «valerá para todas as lutas», depois de dia 5.

Dar voz ao Algarve

A uma semana do encerramento da campanha, a CDU foi até ao Algarve, onde as expectativas em relação ao futuro são cada vez maiores. Acompanhado por Paulo Sá, cabeça de lista pela região, Jerónimo de Sousa visitou, sexta-feira, o Mercado Municipal de Olhão e a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Vila Real de Santo António, e, à noite, participou num jantar-comício, em Faro, com mais de três centenas de pessoas.

Vencer preconceitos e afirmar a alternativa

Um grandioso comício na Feira encerrou o dia de campanha da CDU no distrito de Aveiro, jornada que permitiu «verificar que há gente que já venceu o preconceito» augurando o crescimento eleitoral da Coligação no próximo dia 5 de Junho.

Ruptura e mudança

A Juventude CDU realizou, no passado dia 23, uma iniciativa de contacto com a população das regiões de Setúbal e Lisboa, em torno dos problemas dos transportes.

Combater injustiças

Votar na CDU é dar mais força à luta contra as injustiças e as desigualdades que...

Apostar na produção

A exemplo do que se passa nos outros distritos, em Portalegre a CDU está a levar a cabo uma intensa...

Contactos no Seixal

Dezenas de activistas da CDU participaram, no domingo, em mais uma acção de contacto com a...

Com a CDU!

No próximo domingo, 5, é chegada a hora de votar na CDU. Essa será a opção lúcida e consciente dos...
PCP

Pelos direitos e por uma vida digna

O PCP reafirmou a sua solidariedade com os imigrantes africanos na luta em «defesa dos seus direitos, contra a intensificação da exploração, por uma vida digna».

Trabalhadores

Mantém-se greve na <i>CP</i>

O Governo e a administração queriam que a luta dos ferroviários fosse suspensa, mas não apontaram uma data para aplicar a solução acordada com os sindicatos a 21 de Abril.

A <i>troika</i> escondida

O memorando da troika estrangeira é o verdadeiro programa de governo, mas os partidos que o apoiam não falam da política que se comprometeram a aplicar - acusa a CGTP-IN, apelando ao voto coerente dos trabalhadores.

Efectivamente enfermeiros

Os jovens enfermeiros fazem falta nos hospitais e centros de saúde, mas sofrem anos e anos de precariedade de emprego, agora agravada pela subcontratação através do trabalho temporário.

De 15 ficam seis

Com tempo, os responsáveis da Câmara de Lisboa podem tomar as medidas necessárias para evitar que o canil e gatil...

Despedimento suspenso

O Tribunal da Relação de Lisboa decretou a suspensão do despedimento de três membros da Comissão de...
Nacional

Um objectivo estratégico

A CNA acusa o Governo de ter um discurso a favor do aumento da produção agro-alimentar mas de fazer na prática exactamente o contrário do que anuncia.

Europa

Despertar a consciência

Desafiando a proibição e resistindo à intervenção repressiva das autoridades, os jovens do movimento «15-M/Democracia Real, Já» decidiram continuar o acampamento na Porta do Sol, em Madrid, instalado há quase três semanas.

Revés para Berlusconi

Giuliano Pisapia, antigo deputado da Refundação Comunista, será o novo edil de Milão, após ter reforçado a vitória já obtida na primeira volta das eleições municipais italianas.

Malta diz sim ao divórcio

O povo da ilha de Malta pronunciou-se em referendo pela legalização do divórcio no país, que permanece o...

Greve afecta jornais na Alemanha

Na semana de 23 a 27 de Maio, milhares de trabalhadores da imprensa, editoras e gráficas germânicas entraram em greve para...

Função pública manifesta-se

Os oito sindicatos da função pública francesa (CGT, CFDT, FO, FSU, Unsa, Solidaires, CFTC e CGC) realizaram, na...

Notas de campanha

1. Numa sociedade percorrida por antagonismos de classe, a farsa e a mentira são elementos...
Internacional

Imperialismo semeia morte

Os bombardeamentos da NATO no Afeganistão contra alvos civis vitimaram nos últimos dias dezenas de mulheres, crianças e cidadãos inocentes.

NATO bombardeia com urânio empobrecido

A NATO lançou cerca de 3200 ataques com bombas de urânio empobrecido contra a população civil na Líbia, denunciou, este sábado, 28, o enviado especial do canal Telesur, Rolando Segura.

Milhares recebem Zelaya

Milhares de pessoas receberam o ex-presidente das Honduras, Manuel Zelaya, que este sábado, 28, regressou a Tegucigalpa, após 16...

Protestos reprimidos na Geórgia

Milhares de georgianos voltaram a manifestar-se, dia 28, na capital, Tiblissi, contra a violência e pela demissão do presidente...

Não-alinhados contra bloqueio

O Movimento de Países Não-Alinhados voltou a exigir aos EUA que ponham fim ao bloqueio económico, comercial e financeiro...
Temas

Lénine, a democracia e o Estado

Começarei por dizer que me seria muito menos difícil organizar esta intervenção sob o tema geral destas conversas, ou seja, Lénine e a democracia, do que sob o tema de hoje, A democracia liberta-se.

E isto por uma razão teórica bastante simples: porque para Lénine, como antes para Marx e Engels, o processo da emancipação humana segue um caminho que, a certo passo do seu texto sobre «O Estado e a Revolução», Lénine sintetiza da seguinte forma: «quanto mais completa for a democracia mais próximo está o momento em que se tornará desnecessária. Quanto mais democrático for o Estado, […] mais depressa começará a extinguir-se todo o Estado».

Argumentos
Pontos Cardeais

Armadilhas

José Sócrates não hesita perante nada para se promover na campanha eleitoral, como se se viu, sucessivamente, com o...
TVisto

A pontapé

As imagens foram repetidamente transmitidas, não decerto porque fossem excelentes mas porque repeti-las convinha: eram imagens que...
Aconteceu

Trabalho de Benite reconhecido

Joaquim Benite, encenador e director do Teatro Municipal de Almada e do Festival de Almada, foi agraciado com a Medalha de Mérito...

«FMI fora daqui»

A indignação e revolta pela presença de entidades estrangeiras que em nome de uma falsa ajuda se apropriam da riqueza...

Quitério homenageado

Estava previsto para ontem um jantar de homenagem ao crítico José Quitério em reconhecimento pelo seu papel no plano...

Moinho reganha vida no Barreiro

A Câmara do Barreiro inaugurou segunda-feira, 30, o Moinho de Vento da Avenida da Praia, equipamento que vai funcionar como sede...

O agravar das desigualdades

A crise económica veio causar um retrocesso no combate às desigualdades, tanto a nível de emprego como a nível...

Iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP     Hoje, 2   Porto...

A semana em resumo

Frases

«Nós pensamos que podemos ter uma tragédia à portuguesa se este acordo...