- Nº 1959 (2011/06/16)

Reforçar a organização de base

Trabalhadores

Com o objectivo de «reforçar a organização sindical de base, nos locais de trabalho», a CGTP-IN realizará, dia 30, no Hotel Roma, em Lisboa, um encontro nacional de quadros sindicais, no qual será tratada a reestruturação administrativa e financeira, sob o lema, «Mais acção sindical, melhor organização».

Um dos pontos centrais em análise será a necessidade de enquadrar os estatutos das organizações sindicais ao actual Código do Trabalho, até ao fim de Fevereiro de 2012, o prazo-limite definido para esse ajustamento.

Reforçar os sindicatos nos locais de trabalho, através de uma acção sindical integrada, envolvendo os quadros sindicais e dinamizando a acção, definindo objectivos e programando acções de forma faseada são objectivos prioritários a discutir no encontro.

Coordenadores, responsáveis pela organização e pela acção reivindicativa, dirigentes a tempo inteiro e dirigentes e delegados sindicais «em empresas e serviços estratégicos» são considerados «participantes prioritários» no encontro, para o qual estão convocados os dirigentes e delegados sindicais.

Contribuir para o reforço da acção sindical integrada, a dinamização da acção reivindicativa nos locais de trabalho, e para um balanço da reestruturação sindical, administrativa e financeira da organização são objectivos centrais enunciados no «Caderno da Organização e Quadros», dedidcado ao encontro.

Aquele documento salienta a necessidade de quantificar objectivos concretos, em cada local de trabalho, respeitantes à sindicalização e à eleição de delegados sindicais e garantir a participação, envolvimento e a responsabilização de jovens trabalhadores na acção sindical, organizando eleições sindicais e apresentando candidaturas de trabalhadores para a área da Saúde e Segurança no Trabalho.

 

Mais e melhor execução

 

A CGTP-IN considera prioritário para dinamizar a acção sindical o envolvimento dos quadros procedendo ao «controlo de execução da actividade desenvolvida».

Alargar a intervenção sindical onde não existe organização sindical é outra prioridade desta reunião.

A realização de reuniões e plenários com dirigentes sindicais «em cada um dos locais de trabalho», identificando, de entre estes, os que são «estratégicos, para dinamizar propostas reivindicativas», também são tarefas prioritárias, bem como a continuação do trabalho no âmbito do «Plano Nacional Contra a Precariedade».