- Nº 1961 (2011/06/30)

Bombeiros sem meios

PCP

Uma delegação do PCP, encabeçada por Jerónimo de Sousa, visitou no sábado a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mação, no distrito de Santarém, encontrando-se com a sua direcção. Aí a delegação comunista expressou a sua preocupação pelas reduções drásticas em meios e efectivos para o combate aos incêndios.

Em declarações à comunicação social à margem desse encontro, o Secretário-geral do Partido garantiu que o PCP vai apresentar na Assembleia da República uma iniciativa propondo que as associações de bombeiros não sejam afectadas pelas medidas impostas pela troika, nomeadamente no que diz respeito ao aumento dos preços dos combustíveis e do IVA. O dirigente do PCP lembrou ainda que a maioria destas associações tem um parque automóvel obsoleto e sem perspectivas de renovação.

Jerónimo de Sousa criticou ainda o novo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que assegurou que o dispositivo de combate aos incêndios é o suficiente. Para o Secretário-geral do PCP, esta afirmação só revela o desconhecimento do governante.

Os incêndios, garantiu Jerónimo de Sousa, «evitam-se no inverno, tratando bem da floresta, com trabalhos de limpeza e ordenamento». A floresta, como está, é uma autêntica «bomba relógio» e os bombeiros não dispõem dos meios suficientes para combater os fogos, acrescentou.