Festas de Verão
Santiago do Cacém
Intensificar a luta contra a direita
Jerónimo de Sousa participou, domingo, na Festa de Verão do PCP, que se realizou em Santiago do Cacém. Ali, perante centenas de pessoas, salientou que os trabalhadores devem intensificar a luta contra a direita, recusando a chantagem com que esta tenta justificar o roubo aos trabalhadores nos seus salários e no saque aos recursos do País, entregando ambos nas mãos do grande capital.
Em declarações à comunicação social, o Secretário-geral do PCP considerou a proposta de Cavaco Silva de definir o Serviço Nacional de Saúde (SNS) «em conformidade com os rendimentos» é «uma indecência» e que tal «viola a Constituição da República Portuguesa», por ir «contra» o consagrado «princípio universal, geral e tendencialmente gratuito» da Saúde.
Lisboa
Festa de Verão da Zona Oriental
Centenas de pessoas participaram, sábado, em mais uma edição da Festa de Verão da Zona Oriental de Lisboa, que, este ano, se realizou junto à Fonte Luminosa. Esta iniciativa, promovida pela Organização da Zona Oriental de Lisboa do PCP, contou com a presença de Francisco Lopes, da Comissão Política, que, na sua intervenção, colocou a urgência da luta de massas e da intervenção dos trabalhadores e do povo português.
A animação musical esteve a cargo de Vanessa Borges e Gordinho, dos DJ's Barricada Sound System e do grupo punk Yzzothep. Além do bar/restaurante, a Festa contou com uma banca de sai-sempre e outra de artesanato.
Sexta-feira e sábado, em Taipas
VI Festa da Fraternidade
Começa amanhã, no espaço do antigo mercado das Caldas das Taipas, a VI Festa da Fraternidade, promovida pela Comissão de Freguesia de Caldelas. Esta iniciativa político-cultural, que se prolonga até sábado, está inserida no calendário de actividades da Organização local do PCP e terá como tema central o 90.º aniversário do PCP.
Uma acção que é fruto do voluntarismo e esforço colectivo dos militantes comunistas das Taipas, com o apoio da Comissão Concelhia de Guimarães.
«Pretendemos assim, e com o mesmo êxito das cinco anteriores edições, oferecer a todos aqueles que lá se deslocam momentos de prazer lúdico, mas também, e num quadro de agravamento das dificuldades para os trabalhadores e as classes mais desfavorecidas da sociedade e em que se acentuam as desigualdades socais, convidá-los à reflexão política sobre a situação do País», salientam, em nota de imprensa, os comunistas das Taipas, destacando, entre muitas outras iniciativas, o «À conversa com... Honório Novo» (sábado às 18 horas) e o comício (sábado, às 22 horas), com as intervenções de Cândido Capela Dias, do Secretariado da Comissão Concelhia de Guimarães do PCP e líder da bancada da CDU na Assembleia Municipal, e de Agostinho Lopes, do Comité Central do PCP e deputado na Assembleia da República.