Num CineAvante! quase sempre repleto, situado no corredor principal do Espaço Central, podia-se assistir, ao longo dos três dias da Festa, a um conjunto de curtas e longas-metragens de alta qualidade, produzidas nos últimos anos por cineastas portugueses.
Do programa deste ano constavam, por ordem de projecção, os realizadores Marta Pessoa, Gonçalo Nascimento, António Aleixo e Fábio Vicente, Edgar Pêra, Tiago Pereira, Miguel Gonçalves Mendes, João Canijo, Elsa Sertório e Ansgar Schäfer, Sérgio Tréfaut, Diogo Varela Silva, Júlio Alves, João Abecassis Fernandes, Luís Alves.
Shortcutz, movimento internacional de curtas-metragens que integra o LABZ – plataforma internacional e multidisciplinar de promoção e divulgação de talentos na área da cultura urbana – levou por sua vez àquele espaço curtas de Margarida Leitão, Rui Tendinha e Sérgio Tréfaut, realizadores que no final proporcionaram um interessante debate com a assistência.
O documentário José e Pilar encheu completamente o estúdio, encontrando-se entre a assistência Pilar del Rio, viúva de José Saramago, que, intervindo no início e no final deste documentário, sublinhou a condição de comunista deste grande escritor e Prémio Nobel da Literatura.