- Nº 1972 (2011/09/15)

China reconhece CNT da Líbia

Breves Intenacional

A China reconheceu esta terça-feira, 13, o Conselho Nacional de Transição da Líbia como a autoridade governante do povo líbio. Segundo um comunicado do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Pequim «respeita a escolha do povo líbio e atribui uma grande importância a esta situação e à actuação do Conselho Nacional de Transição com quem mantém um estreito contacto».

O documento refere ainda que a China trabalhará com o CNT no sentido de uma «transição progressiva e estável que desenvolva as relações bilaterais entre ambos os países», esperando que a Líbia «cumpra os acordos estabelecidos anteriormente».

Entretanto, o presidente do CNT, Mustapha Abdeljalil, anunciou no seu primeiro discurso público em Tripoli, dia 12, que o Islão vai ser a principal base da legislação líbia.