Bahrein

36 ma­ni­fes­tantes foram con­de­nados a pe­sadas penas pelo tri­bunal es­pe­cial ins­ta­lado pelo re­gime para julgar os par­ti­ci­pantes nos pro­testos po­pu­lares no país, ocor­ridos em Fe­ve­reiro e Março. 14 ho­mens foram con­de­nados a pena per­pétua, 21 ou­tros opo­si­tores sen­ten­ci­ados a 15 anos de prisão, e o mais jovem con­tes­ta­tário de­verá cum­prir 18 anos.

As con­de­na­ções foram co­nhe­cidas dias de­pois de um outro tri­bunal es­pe­cial ter apli­cado a mesma «jus­tiça» a um grupo de 20 pro­fis­si­o­nais de Saúde, acu­sados de pres­tarem as­sis­tência aos ma­ni­fes­tantes fe­ridos pela po­lícia.

Um dos mé­dicos sen­ten­ci­ados de­nun­ciou ter sido in­ter­ro­gado sob tor­tura, facto con­fir­mado pelo tes­te­munho de uma mé­dica, en­tre­tanto li­ber­tada, mas igual­mente alvo de cho­ques eléc­tricos du­rante o ca­ti­veiro.

Si­mul­ta­ne­a­mente às re­pre­sá­lias ju­di­ciais contra os ma­ni­fes­tantes e à re­pressão dos pro­testos que ame­açam re­cru­descer (nas úl­timas se­manas eclo­diram focos rei­vin­di­ca­tivos em Abu Saiba, Sitra e Ma­nama), o re­gime pro­cura en­cenar a sua le­gi­ti­mação formal através de um ar­re­medo elei­toral.

A se­gunda volta do «su­frágio» par­cial re­a­li­zado para subs­ti­tuir um grupo de de­pu­tados opo­si­tores ao re­gime, ficou, tal como a pri­meira volta, mar­cada pela fraca afluência às urnas (cerca de 17 por cento) e pelo medo dos que foram votar, re­ceio tes­te­mu­nhado pelos re­pór­teres da AFP.

Re­corde-se que, a 14 de Março, tropas da Arábia Sau­dita e dos Emi­rados Árabes Unidos acor­reram ao Bah­rein para es­magar a cons­tes­tação ao re­gime.

En­tre­tanto, na Arábia Sau­dita, es­talam igual­mente os pro­testos. A úl­tima ma­ni­fes­tação ocorreu se­gunda-feira na ci­dade de Qatif, de acordo com in­for­ma­ções de úl­tima hora di­fun­didas pela Press TV.



Mais artigos de: Breves Intenacional

Marrocos

Milhares exigiram o fim da ditadura e a libertação dos detidos durante os recentes protestos populares no país. Nas cidades de Rabat, Casablanca e Tanger ou Marraquexe, os marroquinos juntaram-se em mais um domingo de luta pela democracia e contra a corrupção, e de...

Saara Ocidental

Os ocupantes marroquinos intensificaram a repressão em Dajla com o objectivo de abafar as manifestações no Saara Ocidental ocupado, desencadeadas na sequência do assassinato de um jovem por colonos marroquinos com a conivência das autoridades. De acordo com a agência de...

Somália

Pelo menos 35 civis morreram e 50 resultaram feridos num bombardeamento norte-americano, realizado sábado, contra a cidade de Elbur, no centro do país. No Sul, os combates desencadeados desde domingo já mataram pelo menos 60 pessoas. De acordo com dados divulgados pela Press TV, o objectivo do...

Síria

Os EUA e o seu embaixador, Robert Ford, têm de deixar de se intrometer nos assuntos internos do país, advertiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Damasco após o apoio do departamento de Estado ao encontro do diplomata norte-americano com opositores sírios. Ford encontrou-se...