Marcha de tractores em Aveiro
Agricultores, criadores de gado e produtores de leite participaram, quinta-feira, numa marcha de tractores e carrinhas, entre Ovar e Aveiro, em protesto contra as medidas de austeridade do Governo. Na acção, Albino Silva, presidente da Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro, lamentou o facto de os sucessivos governos não terem cumprido as medidas prometidas durante as campanhas eleitorais, e sublinhou que «o aumento dos impostos e do custo de vida, juntando-se à já difícil situação do sector, está a preocupar muito os agricultores da região, que, por este andar, correm o risco de fechar as portas».
Este ano, alertou, «já houve dezenas de explorações leiteiras que foram à vida e é preciso que a agricultura seja mais apoiada». «Os governantes podem dizer o que quiserem, mas, enquanto não houver escoamento de produtos a um preço justo para com o trabalho dos agricultores, eles mal ganham para o sustento», acrescentou.
Para Albino Silva, também é preciso que o Governo tenha «coragem para impor que as grandes empresas de distribuição baixem as suas margens de lucro» em favor das dos produtores, porque «não se pode falar em competitividade quando os preços pagos aos agricultores estão em baixa e os factores de produção em alta, como acontece com as rações e também com a electricidade e o gasóleo».