Nicarágua

Mau perder

O Par­tido Li­beral (PL) fa­bricou cen­tenas de actas elei­to­rais e fal­si­ficou bo­le­tins de voto para criar a con­fusão e tentar ame­nizar a der­rota es­tron­dosa que so­freu nas pre­si­den­ciais e le­gis­la­tivas par­ciais do pas­sado dia 4 de No­vembro, con­firmou o Su­premo Con­selho Elei­toral da Ni­ca­rágua.

Para além disso, diz o Con­selho, o PL tinha um plano pre­ciso de boi­cote e de­ses­ta­bi­li­zação das elei­ções que in­cluía van­da­lismo em as­sem­bleias de voto, agres­sões a mi­li­tantes e apoi­antes san­di­nistas e pro­vo­ca­ções nas ruas contra as au­to­ri­dades, actos dos quais já re­sul­taram 50 po­lí­cias fe­ridos.

Nos su­frá­gios, o ac­tual pre­si­dente, Da­niel Or­tega, foi re­con­du­zido no cargo por 62,66 por cento dos votos, cor­res­pon­dentes a mais de um mi­lhão e 524 mil vo­tantes.

O acto foi o mais par­ti­ci­pado de sempre no país e ob­ser­va­dores in­ter­na­ci­o­nais con­si­de­raram-no livre e justo.

No par­la­mento na­ci­onal, a Frente San­di­nista de Li­ber­tação Na­ci­onal (FSLN) ga­rantiu no do­mingo a mai­oria qua­li­fi­cada, com 60,76 por cento dos votos, e passa a contar com 62 de­pu­tados num total de 90. Para as as­sem­bleias re­gi­o­nais, a FSLN ob­teve 60,75 por cento dos votos e 70 eleitos, e para o Par­la­mento Centro-Ame­ri­cano 61,02 por cento e 20 eleitos.

Der­ro­tado, o De­par­ta­mento de Es­tado dos EUA emitiu, quinta-feira, um co­mu­ni­cado no qual ma­ni­festa «pre­o­cu­pação» pelas «ir­re­gu­la­ri­dades» ve­ri­fi­cadas, acu­sando as au­to­ri­dades de terem or­ga­ni­zado uma con­sulta que não foi «trans­pa­rente».

 

PCP saúda vi­tória san­di­nista

 

Re­a­gindo à vi­tória san­di­nista na Ni­ca­rágua, o Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do PCP en­viou ca­lo­rosas sau­da­ções à di­recção na­ci­onal da FSLN su­bli­nhando o «sig­ni­fi­ca­tivo voto de con­fi­ança e de fir­meza do povo em pros­se­guir o ca­minho de afir­mação da li­ber­tação e so­be­rania na­ci­o­nais, da so­li­da­ri­e­dade entre os povos e da eman­ci­pação so­cial que estão no âmago da cons­ti­tuição da FSLN e do his­tó­rico triunfo da re­vo­lução san­di­nista».



Mais artigos de: Internacional

Sírios defendem unidade e soberania

Mi­lhares de pes­soas de todos os credos e idades ma­ni­fes­taram-se, do­mingo, na ca­pital da Síria, em de­fesa da uni­dade na­ci­onal e contra a in­ge­rência ex­terna nos as­suntos do país e o ter­ro­rismo.

Estudantes unidos pela Educação pública

Os es­tu­dantes chi­lenos e co­lom­bi­anos con­vo­caram para a pró­xima quinta-feira, 24, um pro­testo si­mul­tâneo contra as me­didas go­ver­na­men­tais para o sector e em de­fesa da Edu­cação pú­blica, gra­tuita e de qua­li­dade.

Irão rejeita acusações

O governo iraniano qualificou as acusações da Agência Internacional de Energia Atómica como «desequilibradas, amadoras e preparadas com motivações políticas e sobre pressão dos EUA». A propósito das informações que o director geral da...

Norte-americanos tentam ganhar vantagem

Os EUA defendem que a Convenção sobre Armas Convencionais (CMC) permita a produção, armazenamento e uso de bombas de fragmentação até 2018. A maioria dos países do mundo e várias organizações humanitárias estão reunidos em Genebra...

Polícia desaloja «indignados»

Pelo menos 63 pessoas foram presas durante as operações policiais em várias cidades dos EUA destinadas a desalojar os mais significativos acampamentos dos chamados «indignados». A repressão foi extremamente violenta em Portland, Salt Lake City, Chapel Hill (onde intervieram...

Unesco cancela

Todos os projectos da Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura foram interrompidos até ao final de 2011 depois dos EUA terem anunciado a interrupção das suas contribuições. A decisão de Washington foi uma...