Irlanda corta funcionários

O go­verno ir­landês anun­ciou, dia 17, uma di­mi­nuição de 12 por cento do nú­mero de fun­ci­o­ná­rios pú­blicos, que é ac­tu­al­mente de 297 mil, numa po­pu­lação de quatro mi­lhões. A me­dida visa assim eli­minar 23 500 postos de tra­balho até 2015, o que per­mi­tirá poupar 2500 mi­lhões de euros, se­gundo ex­plicou o mi­nistro da tu­tela, Brendan Ho­wlin.

O exe­cu­tivo de Du­blin irá aplicar ou­tras 200 me­didas es­pe­cí­ficas, em que se in­clui a su­bida em dois pontos do IVA, que pas­sará para 23 por cento, com o ob­jec­tivo de au­mentar as re­ceitas entre 670 a mil mi­lhões de euros no pró­ximo ano.

Na calha está ainda a re­dução dos dias de fé­rias e folgas, de 42 para 32 anuais, bem como o aban­dono do plano de des­cen­tra­li­zação ad­mi­nis­tra­tiva e a ex­tinção de 50 or­ga­nismos de âm­bito local e re­gi­onal.



Mais artigos de: Europa

Abaixo os governos dos banqueiros

O 38.º ani­ver­sário do le­van­ta­mento dos es­tu­dantes do Ins­ti­tuto Po­li­téc­nico de Atenas contra a di­ta­dura dos co­ro­néis foi as­si­na­lado, dia 17, nas prin­ci­pais ci­dades da Grécia. No mesmo dia, mi­lhares de ita­li­anos gri­taram «nem Ber­lus­coni nem Monti».

Ilusão populista

As elei­ções le­gis­la­tivas em Es­panha con­fir­maram a es­pe­rada vi­tória do Par­tido Po­pular e a der­rota his­tó­rica do Par­tido So­ci­a­lista Ope­rário Es­pa­nhol. Fora do cen­trão, a Es­querda Unida e a es­querda in­de­pen­den­tista basca re­gis­taram fortes avanços elei­to­rais.

Trabalhar sem salário

Os centros de emprego dos Reino Unido estão a obrigar jovens desempregados a trabalhar até dois meses sem receberem salário, segundo denunciou o jornal The Guardian (16.11). O procedimento enquadra-se no chamado «programa de experiência laboral» aprovado em Janeiro pelo governo...

Não à liberalização

A maioria do Parlamento Europeu, incluindo os deputados do PSD, PS, CDS, aprovou, dia 16, uma reformulação do pacote ferroviário que representa «uma séria ameaça aos serviços ferroviários». Segundo alertam os deputados do PCP, a nova directiva...

Da natureza do Estado e do estado das coisas

1. Esta semana, quando o Avante! chegar às ruas, muitos milhares de trabalhadores portugueses terão vencido a resignação e o medo e terão aderido à greve geral. Serão muitos milhares os trabalhadores que terão dobrado a chantagem que...